Governo Federal

Governo Federal

03 novembro de 2011

Conferências de saúde concluem atividades em fase preparatória para 14ª CNS

Temas contra a privatização do SUS e a necessidade de maior representatividade dos conselhos foram comuns nas discussões

Com objetivo de discutir propostas de aperfeiçoamento para o Sistema Único de Saúde (SUS) 4374 conferências municipais e estaduais foram realizadas, entre abril e outubro deste ano, para subsidiar o debate durante a etapa nacional da 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). Ao todo, mais de 600 propostas já chegaram a Brasília para análise da equipe de relatoria.

Balanço

Dentre as cinco regiões do país, a Nordeste saiu na frente em número de conferências realizadas com 92% dos municípios atingidos, sendo que Alagoas, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte alcançaram todos os municípios de seus estados. Em segundo lugar, ficou a região Sul com 90% de conferências registradas. Já a região Norte ganhou a terceira posição por ter conseguido atingir 100% dos municípios nos estados do Acre, Amapá e Tocantins. Outro destaque foi o Amazonas que chegou perto dessa marca com 97% das conferências de saúde realizadas.

No caso dos 466 municípios de toda a região Centro-Oeste, 367 contaram com conferências de saúde, o que representa 79% desse total. O número garantiu o quarto lugar para a região, sendo que Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registraram o resultado de 100% de municípios atingidos.

A região Sudeste, no entanto, contou com percentuais divididos. No Espírito Santo e Rio de Janeiro, os dados são de 100% e 99%, respectivamente. Já em Minas Gerais, esse valor caiu pela metade com um registro de 50% das conferências de saúde realizadas. Em São Paulo, o resultado foi de 44%.

Para a conselheira nacional e coordenadora-geral da 14ª CNS, Jurema Werneck, grande parte das conferências que alcançaram 100% dos municípios levaram delegados para a etapa estadual pela primeira vez. “Houve uma ampla renovação dos movimentos de saúde durante as conferências. O SUS debatido por esses delegados é voltado para o local, para a vizinhança. E as grandes diretrizes e decisões de cunho nacional, geralmente apresentadas em Brasília, vão precisar dialogar com as questões do SUS local apresentadas durante a etapa estadual, o que será um desafio para a 14ª Conferência”, lembrou.


Voltar