Governo Federal

Governo Federal

19 de outubro de 2011

Roraima, Pará e Santa Catarina realizam conferências de saúde

Na reta final da etapa preparatória para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, três conferências estaduais serão realizadas a partir desta quarta-feira (19) nas regiões norte e sul do país. Roraima (RR), Pará (PA) e Santa Catarina (SC) contarão com mais de 2600 delegados vindos da etapa municipal para a discussão de políticas públicas em saúde. O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ministro, Alexandre Padilha, já confirmou presença nas conferências de Roraima e Santa Catarina. As demais vão contar com representantes do Ministério da Saúde e outras autoridades.

Roraima

Em 23 anos de criação do estado, Roraima realiza a 6ª Conferência Estadual de Saúde entre os dias 19 e 21 de outubro na capital Boa Vista. Ao todo serão 300 participantes, sendo 250 delegados e 50 convidados. Segundo o coordenador da relatoria do Conselho Estadual de Saúde de Roraima, Fernando Silveira, o evento também será aberto à comunidade, mas ressalta que a participação será na forma de observadores. “Vamos disponibilizar ônibus para que a população possa se deslocar até o local do evento”, contou.

De acordo com Silveira, é grande a expectativa para a conferência, já que pela primeira vez foi possível atingir os 15 municípios do estado durante a etapa municipal. “Isso significa dizer que teremos maior representatividade nesta conferência. Temos pouca vivência neste tipo de processo e por isso esse evento se destaca como diferencial frente aos outros já realizados”, explicou entusiasmado

A organização da 6ª Conferência Estadual de Saúde de Roraima já disponibilizou todo o material como regulamento e regimento no site http://www.saude.rr.gov.br/ para que participantes e comunidade interessada possam se interar sobre os temas a serem trabalhados durante a conferência. Ao todo, 36 delegados serão eleitos para a etapa nacional da 14ª Conferência.

Confira programação completa da conferência

Pará

Após a etapa municipal realizada em 103 dos 143 municípios paraenses, mais de 700 delegados são esperados para participar da Conferência Estadual de Saúde do Pará, que acontece entre os dias 20 e 21 de outubro, em Belém. De acordo com informações do Conselho Estadual de Saúde do Pará, são aguardados ao todo para o evento cerca de 1000 participantes entre delegados, autoridades e convidados.

Segundo informações do Conselho Estadual de Saúde do Pará, será utilizado um sistema de relatoria próprio para a transferência de propostas estaduais e nacionais a serem levadas à Plenária Final. A Conferência Estadual de Saúde do Pará contará com a eleição de 112 delegados para representarem o estado na etapa nacional em Brasília, que acontece entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Confira aqui a programação do evento.

Confira programação completa da conferência

Santa Catarina

Já no sul do país cerca de 1660 delegados catarinenses vão participar dos debates da 6ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina, entre os dias 19 e 21 de outubro, na cidade de Florianópolis. No entanto, de acordo com a coordenadora de relatoria da conferência, Jaqueline Nehring, o público esperado é de mais de 2 mil pessoas se for somado o número de convidados e autoridades participantes do evento.

Sobre o processo de relatoria no evento, a coordenadora explicou que a equipe atual, responsável pela consolidação do documento base com as propostas municipais para a etapa estadual é formada por 15 pessoas, mas lembrou que esse número será ampliado para a conferência. “Como teremos um público relativamente grande vamos ter uma reunião pré-conferência para definir o quantitativo extra para compor a equipe”, disse.

Ainda segundo Nehring, será utilizado o sistema de base de dados da Secretaria Estadual de Saúde para a transferência de propostas estaduais debatidas nos grupos de trabalho. O sistema desenvolvido pelo DataSUS - Sisconferência – será usado para envio das propostas nacionais para a 14ª Conferência.

Confira programação completa da conferência


Voltar