Governo Federal

Governo Federal

26 de setembro de 2011

VI Conferência Estadual de Saúde do Ceará realiza Plenária Final celebrando a democracia

O último dia da 6ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará (6ª CES), realizado nesta sexta-feira, 23, foi o que se pode chamar a mais pura expressão da força que tem um legítimo processo democrático.

Durante dois dias de intensos debates, 180 propostas foram debatidas pelos 1.496 delegados participantes da 6ª CES. E, como fruto destas grandes discussões, 66 propostas foram consensuadas entre os sete grupos de trabalho, e constará do relatório final da conferência, como produto da etapa estadual. Das 66 propostas, 35 foram consolidadas e seguirão para 14ª Conferência Nacional de Saúde, uma vez que para cada diretriz, num total de sete, apenas cinco propostas poderiam ser computadas.

Os delegados da 6ª CES/CE elaboraram, apresentaram e votaram moções durante a realização da Plenária Final. Ao todo foram 11 moções, sendo oito de repúdio, duas de recomendação e uma de apoio. As moções são importantes instrumentos de reivindicação para o Controle Social.

Outro tema cujas discussões renderam calorosos embates foi a recomposição do CES/CE. O objetivo do tema abordado foi garantir a paridade e atender, de fato e de direito, aos preceitos da Resolução nº 333.

A medida garante ao Conselho do Ceará a ampliação para três, no número de vagas destinadas aos representantes do segmento de usuários e, também, a mesma quantidade aos membros do segmento dos trabalhadores da saúde.

Mais um momento de destaque para a 6ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará foi a realização da eleição para os delegados que seguirão para etapa nacional da 14ª Conferência Nacional. A organização da conferência assegurou que idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais tivessem prioridade na ordem de votação, assim 35 pessoas iniciaram a eleição de delegados e elegeram seus candidatos. “O que é justo, legal e legítimo”, na opinião de Joaquim Neto, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará.

Ao fim de todo processo de discussão que iniciou na tarde da quarta-feira, 21, os 120 delegados foram finalmente eleitos. E eles irão representar o Ceará na etapa nacional. Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joaquim Neto, “é sempre difícil chegar num consenso pelo número imenso de pessoas pensando nas necessidades de seus territórios”. Assim, a Plenária Final homologou o resultado da eleição e os trabalhos foram finalizados com a certeza, na avaliação da Comissão Organizadora, de que a realização da 6ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará não só foi um grande sucesso, como ficará na história do povo cearence.

”A riqueza de experiências vivenciadas durante os quatro dias de conferência por aqueles de que dela participaram é algo que não se pode mensurar”, assegura Joaquim Neto, presidente do Conselho Estadual de Saúde/CE. Segundo o presidente do Cesau e também da 6ª Conferência, “as 35 propostas que serão encaminhadas à etapa nacional farão, com toda certeza, a diferença para saúde brasileira, pois ficarão na história pela grande mobilização e pelas propostas apresentadas”, comemora Joaquim José Gomes Nunes Neto.


Voltar