Governo Federal

Governo Federal

29 de setembro de 2011

Propostas de melhoria da saúde pública serão debatidas em conferência estadual esta semana em Aracruz

A saúde pública estará no foco das atenções nesta semana no Espírito Santo, quando acontecem a 7ª Conferência Estadual de Saúde e a Etapa Estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde. Os dois eventos serão realizados entre quarta-feira (28) e sábado (01), no Sesc de Aracruz, reunindo cerca de 900 pessoas, entre delegados, observadores e convidados.

A abertura da 7ª Conferência Estadual de Saúde terá como palestrante o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, que falará sobre “Responsabilidade e Compromisso na Gestão Pública com Controle Social”. A programação do evento inclui ainda autoridades nacionais e estaduais entre os expositores e debatedores.

Segundo o coordenador geral do evento, Aylton Simoneli Júnior, a conferência estadual será um fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade, representados por meio de entidades diversas, com a finalidade de avaliar a situação da saúde no Estado, fixar diretrizes, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Entre os temas a serem debatidos nas mesas redondas da 7ª Conferência estão “Acolhimento e Participação do Controle Social” e “Financiamento e Consórcios Públicos”. As propostas sugeridas serão votadas ao final do evento pelos delegados e servirão de orientação aos gestores das políticas de saúde.

Após a 7ª Conferência, terá início, no dia 29, a Etapa Estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que discutirá os planos de ação e propostas de melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) fomentadas e construídas nas últimas conferências municipais.

Na programação, estão previstas mesas que vão tratar de temas como “Gestão do SUS” e “Participação da Comunidade e Controle Social”. A abertura terá como conferencista o professor do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa) e consultor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Gilson de Cássia Marques de Carvalho, que falará sobre o tema “Todos usam o SUS – Patrimônio do Povo Brasileiro”.

Ao final da etapa estadual, serão consolidadas sete diretrizes e 35 propostas que serão levadas à Conferência Nacional, que acontece de 30 de novembro a 4 de dezembro em Brasília. Também haverá a eleição dos 68 delegados que representarão o Estado no evento nacional, sendo 34 usuários, 17 profissionais de saúde e 17 gestores e prestadores de serviços.

A 14ª Conferência Nacional de Saúde é um dos eventos mais importantes da área no país e tem por objetivo discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade.

Fonte: ASCOM/ES


Voltar