Governo Federal

Governo Federal

Presidente do CNS destaca acesso e acolhimento com qualidade em Conferência paulista

“Esforços são fundamentais para garantir um SUS público para toda a população brasileira”, afirmou no início da tarde desta quinta-feira (01) o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ministro Alexandre Padilha durante a VI Conferência Estadual de Saúde de São Paulo. Presente em sua terceira Conferência estadual, Padilha ressaltou a importância dos delegados se aproximarem da população não engajada em entidades e nos conselhos de saúde que lutam para a melhoria da área. Para ele, somente com essa aliança será possível chamar a comunidade para sair em defesa do SUS.

“As etapas estadual e nacional tem que reafirmar o nosso compromisso com o SUS público. Não podemos permitir qualquer retrocesso no sistema que é público. Entre nós da saúde é fácil defender o SUS, mas se a gente não construir uma aliança com a população que é leiga dos nossos jargões, portarias e resoluções, essa sociedade não assumirá o SUS como sendo seu”, afirmou.

Garantir acesso e acolhimento com qualidade, eixo da 14ª Conferência Nacional de Saúde, foi outro destaque apresentado pelo ministro Alexandre Padilha. De acordo com ele, os debates levantados no âmbito da etapa estadual paulista devem consolidar propostas que permitam alcançar esse desafio, um dos maiores do Sistema.

“A ampliação do acesso tem que ser colocado em qualquer debate entre nós. Esse eixo da conferência tem que ser o objetivo final e decisivo de qualquer esforço. Para melhor o acesso temos que assumir como prioridade a atenção básica da saúde e precisamos da mobilização de vocês para isso”, ressaltou.

Após a passagem por Serra Negra, em São Paulo, o presidente do CNS seguiu para Tramandaí, município localizado no sul do país onde acontece na noite desta quinta-feira a solenidade de abertura da VI Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Em São Paulo durante a tarde os delegados se dividiram em cinco grupos para analisarem as 342 propostas apresentadas pela comissão de relatoria. Os textos analisados pelos grupos vieram das conferências municipais. Nessa sexta-feira os delegados se reunirão na plenária final, além de elegerem os representantes do estado que estarão em Brasília entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro para a etapa nacional da 14ª CNS.


Voltar