Governo Federal

Governo Federal

03/09/2011

Grupos de trabalho da VI CES/RS se reúnem para avaliar propostas da etapa municipal

Durante todo o sábado, dia 3 de setembro, 44 grupos de trabalho estiveram reunidos para debater as cerca de 1300 propostas que chegaram da etapa municipal referente à 14ª CNS. De acordo com a coordenadora de relatoria da VI Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS), Célia Chaves, a expectativa é que os Grupos de Trabalho (GTs) consigam reduzir esse quantitativo e levem para votação na Plenária Final as que tiverem aprovação de 50% + 1 na maioria dos grupos.

Segundo Célia Chaves, os GTs se dividiram e analisaram as propostas em quatro escolas diferentes do município. “Cerca de 50 pessoas da equipe de relatoria acompanharam as discussões em cada sala. Em alguns casos, um relator-adjunto também foi eleito para auxiliar os trabalhos”, explicou.

De acordo com o técnico de informática do DataSUS, Gilson Guimarães, o Sistema de Conferência (Sisconf), desenvolvido pelo órgão do Ministério da Saúde para facilitar o trabalho da relatoria, será utilizado na CES/RS apenas para migrar propostas voltadas para o âmbito federal. “No âmbito estadual está sendo utilizado o FormSUS – Serviço Web de Formulário Eletrônico – ferramenta de tabulação que copila dados em arquivos de Excel. O processo foi dividido em duas etapas : na primeira são realizadas as inscrições dos delegados e na segunda, as inscrições das propostas estaduais no sistema”, finaliza o técnico.

Eleição

A comissão organizadora da VI Conferência Estadual de Saúde do RS reabriu os trabalhos, a partir das 19h, para dar início à primeira fase da eleição de delegados para a etapa nacional da 14ª CNS. Os delegados das 19 regiões de saúde do estado devem, de acordo com as especificidades de cada região e respeitando a paridade, escolher delegados e seus respectivos suplentes por meio de chapas a serem votadas durante a Plenária Final, a ser realizada no domingo. O candidato a delegado deve ter pelo menos 75% de presença na etapa estadual para participar do processo.


Voltar