Governo Federal

Governo Federal

06/09/2011

8ª Conferência de Saúde do DF encerra com definição de delegados e propostas para a etapa nacional

A Plenária Final da 8ª Conferência de Saúde do Distrito Federal iniciou suas atividades às 18h30, da última sexta-feira (02) com a votação das 35 propostas consolidadas que serão encaminhadas à 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro.

Durante dois dias 372 delegados indicados pelas regionais de saúde participaram de grupos de trabalho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foram estas discussões que resultaram nas sete diretrizes e 35 propostas de mudança na qualidade das ações e dos serviços de saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para aprovação do plenário da 8ª Conferência de Saúde do DF, também foram apresentadas as 21 moções elaboradas durante os trabalhos, sendo 8 de reivindicação, 6 de defesa, 4 de repúdio e 3 de aprovação.

Eleição de delegados

Passava das 23h quando os delegados do segmento de usuários definiram a forma de eleger os 30 representantes deste segmento. Trabalhadores, gestores e prestadores de serviço já haviam realizado suas eleições e apresentava ao plenário seus respectivos eleitos. Na madrugada do sábado, 3, após muita contagem e discussão, foram apresentados os 60 delegados eleitos que vão representar o DF na etapa nacional.

Roberto Bittencourt, coordenador geral da 8ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, avaliou positivamente a realização da conferência. Para ele, os três dias de trabalhos cumpriram o objetivo de discutir, debater e formular com gestores, trabalhadores e usuários do serviço público, políticas públicas de saúde que visam consolidar o SUS.

Em seu discurso final, Rafael de Aguiar Barbosa, secretário de Saúde do Distrito Federal, afirmou que as discussões realizadas na 8ª Conferência de Saúde do Distrito Federal fortaleceu e consolidou os princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde.

“Esta Conferência é um marco importante para a saúde do DF. Tenho certeza de que tudo que foi discutido aqui servirá como referência na construção de um novo futuro para a saúde no DF e também no Brasil”, finalizou o secretário.


Voltar