Governo Federal

Governo Federal

No Dia Mundial da Saúde a 14ª Conferência é a pauta do dia

capitan
Foto: Luis Oliveira/MS

O presidente do CNS e ministro da Saúde, Alexandre Padilha, secretários do Ministério, conselheiros nacionais de saúde, parlamentares e representantes da indústria de alimentos participaram na manhã desta quinta-feira (7), do ato em celebração ao Dia Mundial de Saúde.

O primeiro momento da cerimônia foi a projeção do vídeo de lançamento da 14ª Conferência Nacional de Saúde, onde o ministro Alexandre Padilha convida toda sociedade brasileira a participar deste, que é o mais importante evento para saúde no Brasil. No vídeo Padilha afirma que "não é possível fazer as mudanças necessárias sem a efetiva participação de todos".

Tomou acento à mesa no ato solene a coordenadora da 14ª Conferência, a conselheira nacional Jurema Werneck, que em sua fala além de fazer o chamamento às entidades participativas, reafirmou que a 14ª Conferência Nacional de Saúde precisa ser o evento da virada, embora tenha plena consciência de que "o desafio a ser enfrentado é grande e com muito trabalho pela frente". Alexandre Padilha também destacou que realização da 14ª Conferência "fortalecerá e valorizará o espaço do controle social".

Ainda, durante o evento, foi comunicado aos presentes, que serão lançadas ações para o controle da eficiência na aplicação dos recursos públicos na saúde. Outro anúncio foi sobre a homologação, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do número de telefone 136 para a Ouvidoria do SUS, além disso, o ministro assinou a Portaria Interministerial que institui o Grupo de Trabalho que irá propor a estruturação e o Funcionamento do Portal Fundo a Fundo do Ministério da Saúde.


Voltar