Governo Federal

Governo Federal

Conferência Magna abre oficialmente VII Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais

Ao som de brasileirinho, executada pela Orquestra Jovem de Contagem, foi aberta oficialmente a VII Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais na noite dessa segunda-feira, 8. A mesa de abertura foi composta por Antônio Jorge de Sousa Marques, secretário estadual de saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde Minas Gerais (CES/MG), Geraldo Heleno, vice-presidente do CES/MG, Helvécio Miranda, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS), representando o presidente do Conselho Nacional de Saúde, ministro Alexandre Padilha, Mauro Junqueira secretário municipal de São Lourenço e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Jô Morais, deputada federal (PCdoB/MG).

O estado realizou 427 conferências municipais segundo o vice-presidente do Conselho, Geraldo Heleno. Desses debates foram construídas cinco mil propostas que devem ser consolidadas na etapa estadual conforme estabelecido no regimento da 14ª Conferência Nacional de Saúde. Para Heleno, após quatros meses de organização, a etapa estadual trará um resultado que vai representar as necessidades e o retrato da população de minas. “O controle social tem um poder enorme em Minas. Vamos fazer do SUS uma política de seguridade social”, disse.

Helvécio Miranda lembrou que a política de governo está voltada para o acesso e acolhimento com qualidade e, ainda, ressaltou que as Conferências Estaduais devem se ater a esse debate e à criação de propostas para serem levadas à etapa nacional. “Estamos convencidos de que agenda central do SUS é o acesso e o acolhimento com qualidade. Este é o centro do nosso trabalho. Devemos ampliar a marca pública com transparência e com controle social”, afirmou.

Após parabenizar a organização da Conferência, a deputada federal Jô Morais apontou que a maior luta hoje dentro do Congresso Nacional é aprovar a regulamentação da Emenda Constitucional 29. “Estamos batalhando no Congresso pela EC29. A aprovação será uma resposta do povo brasileiro e do congresso após a derrubada da CPMF”, concluiu.

Saúde em Minas

Para marcar a abertura oficial o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, o secretário estadual, Antônio Jorge de Sousa Marques apresentou um panorama sobre a situação da saúde no estado. De acordo com Marques existe uma desigualdade nos níveis de saúde e no acesso aos serviços. Outro dado importante é o índice que aponta os Anos Prevenciais de Vidas Perdidas (APVP), ou seja, os anos de vida que as pessoas deixam de viver. No estado, as causas externas e as doenças cardiovasculares representam 50% dos anos de vida perdidos.

O presidente do CES/MG afirmou ainda, que a VII Conferência de Minas que abre também a etapa estadual no Brasil, deve dar voz a todas as representações e segmentos da sociedade. “Todos os temas deverão ser discutidos nesta Conferência. Não há preconceito e não há nada mais valioso que o contraditório sendo este o melhor espaço para o debate”, finalizou.


Voltar