Governo Federal

Governo Federal

Eleitos 236 delegados mineiros para a etapa nacional da 14ª Conferencia Nacional de Saúde

Terminou na madrugada desta sexta-feira, com a eleição de 236 delegados, a VII Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais. Após dois dias intensos de debates, votação e aprovação de mais de 500 propostas o resultado da Conferência, de acordo com Geraldo Heleno, vice-presidente do Conselho Estadual de Minas Gerais superou as expectativas.

“A nossa Conferência foi bastante positiva e qualificada. Os delegados de mais de 400 municípios aprovaram propostas que com certeza fortalecem e vão deixar o Sistema Único de Saúde melhor do que era antes”, ressaltou.

De acordo com Renato Almeida, secretário-geral do conselho mineiro e coordenador de plenária, as principais propostas aprovadas nesta Conferência trataram da questão do financiamento do Sistema, da participação efetiva do estado de Minas Gerais na gerência de recursos, a regulamentação da Emenda Constitucional n.º 29 e um novo modelo de gestão. Para ele, o Controle Social do estado obteve mais uma vitória com a realização da VII Conferência.

“Esse é o espaço que legitima a rede de Minas Gerais do Controle Social. Foram aproximadamente 2000 delegados que participaram desta conferência legitimando as propostas oriundas dos municípios”, disse.

A V Conferência de Minas Gerais foi a primeira da etapa estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde. Para o conselheiro nacional Geraldo Adão, que acompanhou todos os trabalhos, a Conferência mineira por ser a primeira deve servir de exemplo para as outras que seguem como a de São Paulo, que acontece de 31 de agosto a 2 de setembro, e a do Distrito Federal agendada para a mesma data.


Voltar