Governo Federal

Governo Federal

Conferências Municipais movimentam cidades por todo o Brasil

capitan
7ª Conferência Municipal de Saúde de Mauá - Foto: Roberto Mourão

Localizado a 189 quilômetros de São Luis, o município de Presidente Médici no Maranhão realizou sua Conferência Municipal de Saúde (CMS) nos dias 10 e 11 de maio. Para chamar a atenção dos seis mil habitantes da cidade, os organizadores usaram carros de som, espalharam faixas, divulgaram na rádio da cidade vizinha e ainda fizeram o tradicional convite boca a boca.

A mobilização deu resultado, mais de 100 pessoas, entre representantes de entidades, conselheiros municipais e a própria população, participaram dos dois dias de debates. O momento foi muito rico de acordo com Grazielia Olanda de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Presidente Médici. “Esse espaço onde a comunidade tem voz é muito importante porque eles contribuem para a criação de políticas públicas que vão possibilitar a melhoria do sistema público de saúde”, afirma Grazielia.

Participação popular que também foi bastante significativa na VII Conferência Municipal de Saúde de Mauá em São Paulo que aconteceu no dia 20 de maio. Segundo Márcia Tereza de Araújo, coordenadora do Controle Social do município, 338 pessoas estiveram presentes na Conferência dando uma verdadeira aula de cidadania participativa apontando melhorias para a área de saúde. “Foi graças a participação popular que nasceu o Sistema Único de Saúde. E nesta Conferência ficou muito evidente o papel que população representa nesse processo de mudanças”, disse Márcia Tereza.

Participaram também da Conferência Municipal de Mauá, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Alexandre Padilha, os Conselheiros Nacionais, Arnaldo Marcolino e Eliane Cruz. Foram aprovadas 250 propostas e 33 estão em análise.

Já na expectativa da Conferência estão os moradores de Campo Alegre no Goiás. Marcada para a próxima terça-feira (31) a Conferência do Município espera receber 150 participantes que segundo Aline Grepione, presidente do Conselho Municipal da cidade são os protagonistas destas discussões. “Estamos divulgando todos os dias em carros de som, queremos a população presente porque eles podem mostrar suas demandas e sugerir as soluções, isso é muito importante”, afirma a presidente.

As Conferências Municipais de Saúde seguem até 15 de julho. Se você se interessou e quer fazer parte das discussões do seu Município acesse o site da 14ª Conferência Nacional de Saúde www.conselho.saude.gov.br/14cns e confira a data da sua cidade. Não fique de fora, contribua para o fortalecimento do SUS que é de todos nós!

Publique no Mural

Se na sua cidade a Conferência Municipal de Saúde já foi realizada e você quer compartilhar como foi participar destas discussões, escreva no Mural da 14ª CNS no Facebook. Seu depoimento permitirá socializar as informações que muitas vezes ficam restritas ao seu município.


Voltar