Governo Federal

Governo Federal

01 de dezembro de 2011

Encontro discute desafios do financiamento da Saúde

Participantes da 14ª Conferência Nacional de Saúde se reuniram nesta quinta-feira (1) para debater os “Desafios do financiamento para efetivar o direito à Saúde”. Durante o encontro, foram discutidos temas polêmicos como a regulamentação da Emenda Constitucional 29, melhorias na gestão, além de novas fontes de financiamento.

O debate percorreu, ainda, assuntos como a execução orçamentária dos recursos, o ressarcimento dos planos de saúde, as emendas parlamentares destinadas à saúde, a transparência e o controle social. A defesa por mais recursos para a saúde tomou força na maior parte dos discursos, assim como a preocupação pelo combate ao desperdício.

Coordenaram a discussão o secretário estadual de Saúde da Bahia, Jorge Solla, o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique, o conselheiro Ronald Ferreira, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o senador e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, o assessor do Conasems, Gilson Carvalho, o consultor da Comissão de Orçamento e Financiamento do CNS e economista da Fundação Getúlio Vargas, Francisco Fúncia, e o representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores e coordenador da COFIN, Fernando Eliotério.


Voltar