Governo Federal

Governo Federal

02 de dezembro de 2011

Usuária do SUS fala na Mesa Central da Conferência

capitan

A mesa central da 14ª CNS, com o tema “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, contou com a conferência da usuária, representante do Movimento Popular de Saúde de São Paulo, Luzinete Freitas Alves.

Para Luzinete, que tem um longo histórico de militância no município de São Paulo, o Sistema Único de Saúde é, ainda, muito jovem. Ao compará-lo com um adolescente, ela destacou que o Sistema precisa de atenção, “e carinho”. Para ela, o Sistema ainda não foi implementado em sua plenitude.

Apesar de destacar o Sistema como “o melhor plano de saúde do povo brasileiro”, Luzinete chama atenção para a falta de profissionais e problemas como falta de acessibilidade aos deficientes físicos, UTIs lotadas, dentre outros. A usuária defendeu, ainda, mais financiamento para o SUS, “precisamos garantir o recurso que é destinado ao SUS e não ficar de pires na mão”.

Sobre a atuação do controle social, Luzinete afirmou que os conselhos “incomodam”, mas defendeu uma maior atuação e união dos segmentos. “Alguns têm controle social de faz de conta”. Para Luzinete Freitas, o SUS só avançará se contar com um controle social forte, conhecedor do Sistema e que o defenda. “Temos que defender o SUS com unhas e dentes. O SUS é o melhor projeto que existe, mas acreditamos nisso? Precisamos voltar pra casa com essa mensagem”.

Em relação à terceirização, Luzinete lembrou que as Organizações Sociais devem atuar de forma complementar “e não para assumir a função do Estado. Não adianta propor outras coisas. Já temos um modelo e é ele que vamos defender”.

A mesa foi coordenada pelos conselheiros nacionais José Marcos de Oliveira (Movimento Nacional de Luta contra a Aids) e José Eri Medeiros (Conasems).

Após a apresentação de Luzinete Alves, os delegados e representantes da sociedade civil tiveram a oportunidade de relatarem suas críticas e anseios contribuindo com o debate.


Voltar