Governo Federal

Governo Federal

03 de dezembro de 2011

Assistência à saúde dos participantes também é prioridade na 14ª CNS

capitan

Acesso e acolhimento com qualidade. O que foi dado como novo desafio para o SUS está à disposição dos mais de quatro mil participantes da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece até este domingo (4) em Brasília. Desde o primeiro dia do evento, todos aqueles que precisaram dos serviços do Posto Médico saíram do local elogiando a qualidade do atendimento e a característica acolhedora do espaço.

A equipe multiprofissional se reveza em três turnos. Ao todo, são seis enfermeiras, duas auxiliares e um médico, além do apoio administrativo. Eles destacam que a concepção do trabalho foi pensada a partir de um artigo do médico sanitarista Gilson Carvalho, sobre qualificar o pronto atendimento às necessidades de saúde, como essência da integralidade.

Mais de 400 atendimentos prestados até o fim da tarde de sábado (3). Os mais simples concluídos no local; outros que precisaram de um acompanhamento mais específico foram encaminhados ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), numa parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que disponibilizou também suas equipes de vigilância sanitária, epidemiológica e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Decorrente talvez do processo de adaptação climática, Ivan Magalhães Pinto, da Paraíba, apresentou um problema respiratório e procurou o Posto Médico da 14ª CNS. Como ele, muitos buscaram os serviços da equipe queixando-se de dor de cabeça e estado gripal. Mas houve também quem descobrisse problemas mais sérios, como hipertensão, a partir do atendimento. O delegado Alexandre Ricardo, do Ceará, decidiu aferir sua pressão arterial e saiu de lá convencido de que precisa cuidar mais da saúde.

LEGENDA: As enfermeiras Cleirene Pereira e Nenon Rose em atendimento a dois participantes da 14ª CNS


Voltar