Governo Federal

Governo Federal

03 de dezembro de 2011

Mais de 200 propostas são aprovadas pelos grupos de trabalho

Após dois dias reunidos, os delegados da 14ª CNS finalizaram na noite de sábado (3) a votação das 346 propostas consolidadas distribuídas em 15 diretrizes. Entre as propostas mais debatidas pelos grupos estão o modelo de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a relação entre o setor público e privado, e o exercício do controle social dentro dos Conselhos de Saúde no que diz respeito à eleição dos presidentes dessas instâncias deliberativas. De acordo com Comissão de Relatoria da Conferência, os grupos conseguiram, mesmo com algumas divergências, garantir o término dos trabalhos.

Até o fechamento dessa matéria 14 grupos finalizaram a votação. De acordo com Paulo Capel, membro da Comissão de Relatoria da 14ª CNS, esta é a primeira vez em uma Conferência de Saúde que mais de 200 propostas, cerca de 80% foram aprovadas nos grupos de trabalho e não serão levadas a Plenária Final. “Esse resultado indica a sintonia entre os grupos, sendo as mais divergentes analisadas por todos”, afirmou.

Ainda segundo Capel, 5% das propostas foram rejeitadas e uma média de 15% vai passar pelo regime de votação dos 3.212 delegados na Plenária Final que será realizada neste domingo (4).

O delegado e indígena João Francisco Neri, do Amazonas, aponta a necessidade de implementação das propostas aprovadas. Para ele é importante também qualificar os trabalhadores de saúde no sentido de orientá-los no tratamento destinado a toda heterogeneidade da população brasileira. “O SUS é para todos, para negros, para indígenas e outros segmentos. Esperamos que algumas propostas aprovadas contemplem a capacitação para que os profissionais saibam lidar com a diversidade”, ressaltou.

GT

O processo utilizado nos 17 grupos de trabalho (GT) obedeceu ao regulamento. As diretrizes e propostas que obtiveram 70% ou mais dos votos em cada GT e foram aprovadas, pelo menos, em nove grupos já fazem parte do Relatório Final da 14ª Conferência Nacional de Saúde, sem a necessidade de passarem pela Plenária Final.

Já as propostas que tiveram índice de aprovação entre 50% mais um e menos de 70% em nove grupos serão votadas por todos os delegados.

GT

Para facilitar o processo de votação a 14ª CNS contou com o Sistema de Apoio à Conferência (SisConferência), desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) em parceria com a Comissão Organizadora da 14ª CNS. Conforme avaliação da Comissão de Relatoria, o sistema apresentou problemas e deve ser aperfeiçoado.

Na avaliação de Paulo Capel outro ponto de destaque foi a votação eletrônica empregada pela maior parte dos 17 grupos e usada pela primeira vez em uma conferência nacional de saúde. No entanto, alguns grupos decidiram usar a forma antiga de votação, utilizando os crachás para manifestarem seu voto.


Voltar