Governo Federal

Governo Federal

01 de dezembro de 2011

Oficina ressalta práticas populares no SUS

A Articulação Nacional de Movimento e Práticas Educação Popular (ANEPS) realizou, neste sábado (03/12), oficina sobre Educação Popular em Saúde, na Tenda Paulo Freire. Representantes da instituição de vários estados se reuniram para dividir experiências e divulgar o trabalho da ANEPS. A atividade faz parte da programação cultural da 14ª Conferência Nacional de Saúde que acontece em Brasília.

Durante o encontro, foi destacada a importância da articulação entre saberes, práticas e movimentos, além da construção de um diálogo entre formação acadêmica e experiências daquelas pessoas que desenvolvem práticas de saúde popular como rezadeiras, parteiras e quem trabalha com plantas medicinais.

A ANEPS tem como um de seus objetivos o fortalecimento e a visibilidade destas práticas, contribuindo para que elas, de fato, possam trocar conhecimentos e saberes e passem a integrar junto com as práticas formais ou geradas na academia, o Sistema Nacional de Saúde. Para a articulista da ANEPS em Sergipe, Simone Batista, as práticas de saúde popular precisam ser visíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Não são apenas remédios e ambulâncias que resolvem o problema da saúde, mas formação de agentes comunitários e o fomento à Educação Popular em Saúde”, ressaltou.

A chefe de gabinete da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vera Barcelar, destacou a importância do trabalho de conscientização sobre a Educação Popular em Saúde. ”Esse trabalho de educação desenvolvido pela ANEPS é de fundamental para dar melhor condições aos serviços de saúde. É importante que quando a pessoa tome um chá, por exemplo, saiba sua verdadeira função”, afirmou.

A oficina contou também com momentos de integração entre os participantes, quando todos fizeram um momento de meditação, para canalizar boas energias para o encontro. Ao final, as crianças e adultos presentes pintaram um painel com mensagens positivas.


Voltar