Governo Federal

Governo Federal

03 de dezembro de 2011

Prêmio Sérgio Arouca reconhece ações de gestão participativa

A 14ª Conferência Nacional de Saúde foi palco, neste sábado (3), da entrega do Prêmio Sergio Arouca de Gestão Participativa. A premiação, que desde 2005 homenageia o sanitarista e um dos grandes líderes da Reforma Sanitária do país, teve como objetivo promover o reconhecimento e a divulgação de experiências exitosas de gestão participativa em saúde nos serviços, organizações e movimentos sociais. Mais de 120 trabalhos foram inscritos nesta edição.

O prêmio contemplou três categorias: experiências implementadas em municípios com menos de 50 mil habitantes; municípios com mais de 50 mil habitantes; e no âmbito dos estados. Os cinco primeiros classificados em cada categoria receberam incentivos de R$ 5 mil e os demais foram agraciados com menção honrosa.

Para Francisco Rosemiro Guimarães, autor do projeto “Orçamento participativo nos territórios da estratégia saúde da família em Cariré/CE”, primeiro colocado na categoria “menos de 50 mil habitantes”, a iniciativa foi muito importante para mudar a lógica do financiamento da saúde no município cearense. “Além de aperfeiçoar o uso dos recursos, nosso trabalho permitiu que as prioridades da população impactassem, inclusive, na melhoria dos indicadores de saúde de Cariré”.

Na categoria “mais de 50 mil habitantes”, Adriana Diniz foi a primeira colocada, com o projeto “Gestão participativa na Maternidade Pública de Betim/MG: produzindo saúde, sujeitos e coletivos”. A ênfase dada neste trabalho, explica Adriana, foi a de valorizar o trabalhador. “A gestão participativa valoriza os profissionais, os gestores e também os usuários”, afirmou.

Já Patrícia Dantas, primeira colocada no “âmbito do estado” com a experiência “Mobilizasus: estratégias para o fortalecimento do controle social, da gestão democrática e participativa do SUS/BA”, conta como o projeto foi concebido. “Nós só podemos defender aquilo conhecemos. Por isso o nosso trabalho surgiu com o intuito de formar indivíduos autônomos que conheçam, entendam, defendam, critiquem e ajudem a melhorar o nosso Sistema Único de Saúde”.

O prêmio foi promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, em parceria com Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou da cerimônia de entrega do prêmio e falou sobre a importância da participação popular para as melhorias do SUS. “Sabemos que um prêmio como este é importante, porque ele estimula a participação e o controle social. Estou muito feliz porque este prêmio reconhece as experências exitosas de todo o país e, além disso, ele demonstra que o SUS está vivo”, afirmou Padilha.

Confira a classificação final aqui

Voltar