Governo Federal

Governo Federal

04 de dezembro de 2011

14ª CNS faz homenagem em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Antes de dar início à Plenária Final, na manhã deste domingo (4), representantes das delegações de todos os estados do Brasil participaram de um momento de confraternização. Logo em seguida, os participantes com deficiência receberam uma homenagem em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado neste sábado (3).

O delegado, José Osmar, falou em nome de todos os participantes durante a homenagem. Ele lembrou que a 14ª CNS foi a conferência que mais contou com a participação das pessoas com deficiência. Osmar encerrou seu pronunciamento em meio ao grito de ordem, “Acorda deficiente, acorda para lutar”, que envolveu todo o público presente.

Em seguida, o presidente da 14ª CNS, Alexandre Padilha, falou sobre o fim do preconceito e combate às desigualdades no acesso à saúde. “No Sistema Único da Saúde não cabe preconceito e precisamos enfrentar isso. Mesmo com todos os avanços nos últimos anos, o acesso à saúde é muito desigual. Ainda existem profundas desigualdades no acesso às pessoas com deficiência, no campo, na cidade, com relação à questão de gênero e muitas outras dificuldades”. Padilha destacou ainda a importância dos debates dentro da 14ª Conferência para ajudar a mudar essa realidade. “As propostas que estão sendo discutidas aqui são importantes para que tenhamos um SUS humanizado e menos desigual”.


Voltar