Governo Federal

Governo Federal

Brasília 20 de setembro de 2011

Etapa estadual movimenta capitais do país

As propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) seguem se consolidando durante a etapa estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde em todo o país. O Conselho Estadual da Bahia realizou a 8ª Conferência Estadual de Saúde, entre os dias 12 e 15 de setembro, em Salvador, e contou com a participação de 2500 pessoas entre delegados, convidados e organizadores.

De acordo com Elizabeth Lima, secretária-executiva do conselho, o estado adotou o Sistema de Apoio à Conferência (Sisconferencia), ferramenta desenvolvida pelo departamento de informática do SUS (DataSUS) para o envio de relatórios, diretrizes e propostas. Segundo a secretária o sistema contribuiu para facilitar o trabalho tantos nos grupos de discussões como para consolidar as 7 diretrizes nacionais e as 35 propostas aprovadas na plenária final.

“Não tivemos problema com a metodologia adotada. Contamos também com debates muito ricos e as propostas que vão para a Nacional estão boas e representam exatamente o que o estado espera para o SUS”, afirmou.

A 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia elegeu 176 delegados que participarão da etapa nacional. Com essa Conferência já são 1072 representantes eleitos nas cinco conferências realizadas (MG, DF, SP, RS e BH). Nesta semana acontecem as conferências estaduais do Ceará e Goiás. Saiba mais!

Ceará prepara 6ª Conferência

Começa no próximo dia 21 de setembro, quarta-feira, a 6ª Conferência Estadual de Saúde. Com um público estimado de 1.496 delegados dos 184 municípios cearenses, a conferência vai até o dia 23, e será realizada na Fábrica de Negócios, Avenida Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema. Um dia antes da abertura, no dia 20, acontecerá, a caminhada “Consolidando o Controle Social em Defesa do SUS”, com concentração às 15 horas, na Praça da Bandeira, e ato público em defesa do SUS, às 18 horas, na Praça do Ferreira.

Homenagem - Durante a abertura oficial da 6ª Conferência, dia 21 de setembro, às 8h30min, haverá a entrega da Comenda Chico Passeata de Mobilização Social a 12 personalidades. A finalidade da homenagem é conceder um título honorífico a personalidades com destaque no processo de mobilização social com interferência positiva nos determinantes sociais de saúde, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e saúde do povo cearense.

O último dia da Conferência será dedicado à plenária final para aprovação de propostas e à eleição dos 120 delegados que representarão o Ceará na etapa nacional,

Com informações do Conselho Estadual de Saúde do Ceará

Goiás realiza 7ª Conferência

Entre os dias 21 e 23 de setembro será realizada a VII Conferência Estadual de Saúde do Goiás. De acordo com informações do Conselho, a Conferência tem por objetivo, discutir as políticas públicas de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade.

Segundo a Presidente do Conselho goiano, Cláudia Cruvinel, as principais políticas que estão em vigor no estado, foram fomentadas e construídas, a partir de debates e discussões realizadas nas últimas conferências municipais. “Temos uma oportunidade única, pois estarão reunidos todos os segmentos de saúde pública. Até o momento, já foram inscritos uma média de mil delegados”, disse.

Na programação da VII Conferência Estadual de Saúde do Goiás está previsto a realização de mesas que vão tratar de temas como: Políticas de Saúde na Seguridade Social: o SUS legal e o SUS real; Participação da comunidade e Controle Social nas decisões e consolidação do SUS; A Gestão do SUS e; Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS. Confira programação completa da Conferência do Goiás.

Com informações do Conselho Estadual de Saúde do Goiás


Voltar