Já estamos contando os dias para a
Etapa Nacional!


Atividades Culturais

Música, teatro, cinema, dança, rodas de conversa, poesia, atividades lúdicas e contação de histórias estão entre as atrações culturais selecionadas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

O objetivo das atividades é mostrar a multiculturalidade, valorizar e promover a saúde por meio de linguagens artísticas, bem como intercâmbio de grupos, a troca de saberes e o fortalecimento das lutas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Artistas, grupos e coletivos irão compartilhar experiências num grande espaço de diversidade e debates em consonância com o tema principal da 16ª Conferência, “Democracia e Saúde”.

O calendário das atividades culturais se inicia no domingo (04/08), a partir das 16h30, com “Estórias de Médic@s e outros Ecossistemas” e a exibição do documentário “O que nos Move”, seguido de debate sobre o tema.

Já na segunda-feira (05/08), os participantes da conferência poderão contar com o show da banda “Só para não Surtar”, a roda de conversa “Mulheres na Atividade Sindical” e a oficina “Corpo Negro em questão: Saúde Mental e Perspectivas de Cuidado”, entre outros eventos.

Durante os quatro dias de conferência nacional, serão oferecidas 49 atividades na Tenda SUS EmCena e no espaço de cuidados Neide Rodrigues. Entre as ações da terça-feira (06/08), estão awo performance “Tem Palhaço Solto no Corredor” e a exibição do filme “Feminismo é Revolução”.

A roda de conversa “A Boneca Lince e o Bullying nos Espaços de Saúde e Educação” e o psicodrama “Encontros Terapêuticos” serão oferecidos na quarta-feira (07/08). Já as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como Reiki, Auriculoterapia, Tai Chi Chuan e outras serão oferecidas todos os dias.

A 16ª Conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde. O evento deve reunir cerca de cinco mil pessoas de todo o país para traçar, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no Brasil. As inscrições para a promoção de atividades culturais encerraram no dia 28 de junho, conforme as regras estabelecidas no Edital nº 001/2019.