Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Deliberações
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Plano de Trabalho de 2000

 

1. Atribuições da Comissão

 

A Comissão de Orçamento e Financiamento (COFIN) tem por finalidade subsidiar o Conselho Nacional de Saúde nas atividades específicas de promotor e apoiador do processo de Controle Social pelos Conselhos de Saúde das demais esferas do poder, em especial, na disseminação das atividades relativas à questão orçamentária e financeira. Acompanhar o processo de execução orçamentária e financeira do Ministério da Saúde no contexto da Seguridade Social no âmbito do Orçamento Geral da União – OGU. Colaborar na formulação de diretrizes para o processo de Planejamento e Avaliação do SUS.

 

A COFIN é uma comissão assessora do CNS. Todas as conclusões de seu trabalho serão sempre submetidas à apreciação do Plenário do Conselho para as decisões ou encaminhamentos a serem seguidos.


2. Plano de Trabalho para 2000

 

2.1 – Bases para elaboração

a) Atribuições da Comissão

b) Agenda Básica do CNS para 2000

c) Continuidade de ações em curso (Plano de Trabalho para 1999).

2.2 – Atividades e Cronograma Geral

a) Colaborar na formulação da diretrizes do CNS para o processo de Planejamento e Avaliação do SUS e acompanhar sua execução:

- formulação – 1º semestre

- acompanhamento - trimestral

b) Colaborar na reestruturação de instrumentos para acompanhamento da execução orçamentária e financeira e para a avaliação dos programas correspondentes:1º semestre.

c) Participar do processo de discussão sobre o financiamento do SUS (estratégias de curto, médio e longo prazos), considerando a evolução da macroeconomia do País e demais fatores relevantes, subsidiando as deliberações do Plenário do CNS: permanente.

d) Preparar análises de conjuntura geral em relação com a saúde, para informação e deliberação do Plenário: trimestral.

e) Acompanhar o processo de execução orçamentária e financeira do Ministério da Saúde em 2000, relacionando-a com a execução física programática, as modalidades de gasto e os resultados na saúde da população:

- execução orçamentária e financeira: mensal

- avaliação programática: trimestral

f) Acompanhar especialmente a execução (orçamentária, financeira e física) dos Programas Estratégicos indicados pelo Plenário do CNS colaborando na avaliação do impacto dos mesmos: trimestral.

g) Acompanhar o processo de elaboração da LDO 2001 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), sugerindo ao Plenário as diretrizes para a saúde : abril/maio

h) Acompanhar o processo de elaboração da proposta de Orçamento do Ministério da Saúde para 2001, subsidiando o Plenário em sua análise e discussão : junho/julho

i) Apoiar a preparação e a execução das atividades para o desenvolvimento e fortalecimento do "Sistema de Controle Social" na Saúde, nos aspectos relativos a suas atribuições: permanente

j) Acompanhar o processo de gestão do SUS e a aplicação e atualização da NOB-96, em relação às questões orçamentárias e financeiras e apoiar a elaboração de nova NOB e/ou da regulamentação das Leis 8080/90 e 8142/90 – conforme decisão do Plenário a respeito:

- NOB-96: permanente

- Nova NOB/regulamentação: maio/dezembro

k) Apoiar, na medida do possível, o desenvolvimento do Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) e promover e apoiar o acompanhamento do processo de orçamento nos estados e em municípios, em articulação com os conselhos estaduais e municipais de saúde e com o CONASS e o CONASEMS:

- SIOPS: permanente

- Acompanhamento: julho a dezembro

l) Apoiar a preparação e a realização da XI Conferência Nacional de Saúde.

m) Manter contatos no Congresso Nacional, Ministério Público e outras entidades, governamentais ou não, para a obtenção de dados e elementos que subsidiem os trabalhos da Comissão, bem como, para disseminá-los: permanente.

n) Acompanhar a tramitação no Congresso de materiais relativas ao financiamento e orçamento da saúde, especialmente, da PEC Aglutinativa 86-A, PPA 2000-2003, Orçamento 2000, LDO 2001 e Orçamento 2001 (calendários específicos de cada um).

o) Realizar outras ações, no âmbito de suas atribuições, que lhe encomende o Plenário do CNS.


3. Modo de Trabalho

A execução do presente Plano de Trabalho implica uma mudança no modo de trabalho da Comissão o que responde também a recomendação feita pelo Plenário:

3.1 – A avaliação programática (processos, metas e impacto) será realizada trimestralmente em reuniões especiais realizadas duas ou três semanas antes das reuniões plenárias do Conselho, em que se apresentará o respectivo relatório que será distribuído com a antecedência regulamentar.

3.2 – As reuniões mensais continuarão para Acompanhamento da Execução Financeira em que a atualidade é requerimento essencial.

3.3 – Uma ampliação e reformulação do apoio técnico à Comissão estão sendo negociadas pela Secretaria Executiva do Conselho.

_____________________
(Aprovado na 95ª Reunião Plenária do CNS de 15 e 16/03/00)

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I