Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Notícia

Brasília, 26 de abril de 2016

 

Estudantes da Angola de pós-graduação em bioética visitam a CONEP para conhecer o sistema de ética em pesquisa do Brasil

 

        Hélder Manuel Francisco esteve presente na 4ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS), 26/04, para acompanhar o trabalho em plenária da Comissão.

 

 


 

        No dia 19, Hélder, farmacêutico do Centro de Toxicologia da Faculdade de Medicina de Malanje, e Edson Mayer, médico e diretor da Faculdade de Medicina de Malanje, na Universidade de Lueji A’Nkonde, visitaram a CONEP para conhecer a estrutura e o trabalho realizado pela comissão. Os dois estão no Brasil para fazer mestrado e doutorado em bioética na UnB.


        “Estamos com um projeto de criação da comissão nacional de ética em pesquisa em Angola para regulamentar as pesquisas feitas em nosso país. A visita à CONEP irá nos ajudar muito já que precisamos de experiências concretas e afirmativas”, disse Hélder.


        Para Hélder, “a experiência da CONEP servirá como base para a criação estrutural e funcional de comissões de ética”. Segundo os visitantes, não há comissões de ética em pesquisa no país com atuação do controle social e gestão, e há uma grande preocupação em constituí-las por parte do governo angolano.


        A Secretária Executiva da CONEP, Eline Jonas e o Secretário Adjunto, Carlos Lanna, apresentaram a estrutura física da Comissão, o fluxo de trabalho, a composição do pleno e da secretaria executiva e ferramentas utilizadas nas avaliações de protocolos de pesquisas. A criação da CONEP, a regulamentação e a legislação, também foram expostas.

 

 

 

 

 

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I