Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Notícia

Brasília, 17 de julho de 2017

 

 

CONEP abre espaço para sociedade opinar em resoluções da saúde

 

 

 

        A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) abre espaço para a sociedade contribuir para a construção de duas resoluções: sobre doenças ultrarraras e sobre especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o Sistema Único de Saúde (SUS) e pesquisas em instituições integrantes do SUS. A consulta fica aberta à sociedade por 30 dias, de 17 de julho a 15 de agosto, no site do Conselho Nacional de Saúde e na Plataforma Brasil, ferramenta de gestão do Sistema CEP/CONEP.

 

        Após ouvir diversos setores interessados, o Pleno da CONEP identificou a necessidade de definir diretrizes e ações no âmbito das pesquisas envolvendo pessoas com doenças ultrarraras no país, uma vez que a população atingida por essas doenças deve ser tratada a partir de suas especificidades. “Este é um pleito dos próprios pacientes com doenças ultrarraras”, esclarece o coordenador da CONEP, Dr. Jorge Venâncio.

 

        Já a proposta de resolução que regulamenta as especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o SUS e instituições integrantes, surgiu considerando a importância de articular o Sistema CEP/CONEP nas diversas instâncias gestoras do SUS para a avaliação ética e acompanhamento das pesquisas aprovadas. As duas propostas de resolução foram aprovadas durante a Reunião Ordinária da CONEP do mês de junho.

 

A CONEP:

 

        A CONEP é uma das 18 comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e atua na regulação da ética em projetos de pesquisas envolvendo seres humanos, bem como na adequação e atualização das respectivas normas. A Comissão é uma instância colegiada de abrangência nacional e coordenadora do sistema CEP/CONEP.

 

 

Consulta a Sociedade para a Minuta de Resolução sobre Especificidades Éticas das Pesquisas

 

 

Consulta a Sociedade para a Minuta de Resolução sobre Doenças Ultrarraras

 

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I