Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Notícia

Brasília, 19 de julho de 2017

 

 

Plataforma Brasil atinge meio milhão de pesquisadores cadastrados

 

 

 

        A Plataforma Brasil recebeu o cadastro do usuário número 500 mil. A pesquisadora Bruna do Nascimento, ligada à instituição Faculdade de Ciências Médicas, da UNICAMP, fez seu cadastro na Plataforma Brasil na última sexta-feira (14), completando 500 mil usuários cadastrados nesta plataforma de pesquisa, que trata das pesquisas com seres humanos no Brasil, mantida pela CONEP. Este é um marco importante não só para o Conselho Nacional de Saúde e para a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, como também para todos os que trabalham com a ética em pesquisa no país.

 

        “A Plataforma Brasil é uma ferramenta em continuo aperfeiçoamentos e foi a propulsora de  um grande avanço na análise das pesquisas e do funcionamento do Sistema CEP/CONEP, e o usuário 500 mil é expressão disto”, ressalta o Coordenador da CONEP, Dr. Jorge Venancio. Em média, cem mil pesquisadores se cadastram por ano na Plataforma que, além de ferramenta de gestão do Sistema, é meio para o apoio à formulação de políticas públicas na saúde.

 

       A ferramenta foi disponibilizada em 2012 e com ela foi possível tramitar protocolos de pesquisas por meio eletrônico, acelerando a análise e diminuindo o tempo de tramitação dos protocolos de pesquisa tanto na CONEP quanto nos CEP, além de contribuir com a transparência dos processos, permitindo que a sociedade tenha acesso às informações de pesquisas já aprovadas.

 

        Hoje, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa trabalha no desenho de uma nova versão da Plataforma Brasil com o intuito de aprimorar  a ferramenta aos novos desafios e normas de proteção do participante de pesquisa já publicadas, facilitar o uso por parte dos pesquisadores e indústria, e possibilitar consulta sobre informações relevantes por parte da sociedade, assim aprimorando o Sistema CEP/CONEP.

 

 

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I