Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Boletim Cofin

banner sintomas coronavirus 1banner sintomas coronavirus 2banner sintomas coronavirus 3 
peticaoCNS v2

Início do conteúdo da página

banner cofin

O Boletim Cofin é uma publicação semanal do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com informações sintéticas sobre a evolução dos gastos federais do Sistema Único de Saúde (SUS) para combate à pandemia do Covid-19. Trata-se de uma produção da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin), do CNS, a partir dos dados levantados pelo economista Francisco R. Funcia, consultor técnico do CNS e professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Rodrigo Benevides, representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Carlos Ocké-Reis, representante do Ipea e da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres). O Boletim Cofin permite aos leitores e leitoras terem acesso às seguintes informações:
 
1. Na Tabela 1:
 
1.1. Execução da Ação 21C0 – Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus pelo Ministério da Saúde (MS) por modalidade de aplicação: aplicações diretas do MS, transferências para estados e municípios, entre outras de menor valor.
 
1.2. Dotação autorizada, que indica o que existe disponível no orçamento desta ação para ser aplicado em ações e serviços de combate à pandemia.
 
1.3. Valor empenhado: o empenho é a primeira fase da execução da despesa pública, na qual se compromete uma parte do orçamento para um credor contratado para fornecer bens e serviços (é uma espécie de garantia para o credor). Nenhuma despesa pode ser realizada sem o prévio empenho e este somente pode ocorrer se houver recurso na dotação orçamentária.
 
1.4. Valor liquidado: a liquidação é a segunda fase da execução da despesa pública, na qual se atesta que o material ou o serviço foi entregue pelo fornecedor de acordo com as especificações estabelecidas na contratação. É condição necessária para o pagamento.
 
1.5. Valor pago: o pagamento é a terceira fase da execução da despesa pública, que ocorre no momento do vencimento da obrigação estabelecida contratualmente.
 
2. Nas Tabelas 2A e 2B:
 
2.1. Valores totais do orçamento do MS destinados para ações e serviços públicos de saúde (ASPS), empenho, liquidação e pagamento.
 
2.2. Avaliação da realização da despesa Ações e Serviços Públicos em Saúde (ASPS) em termos consolidados por meio dos níveis de empenho e de liquidação – quer do total, quer desse total deduzido o valor da Ação 21C0, neste caso, para avaliar como está a situação das demais ações do MS.
 

Boletim da Cofin

Captura de Tela 2020 08 27 as 13.57.50
Captura de Tela 2020 08 20 as 16.01.05
Captura de Tela 2020 08 13 as 17.35.20
Captura de Tela 2020 08 07 as 09.36.48
Captura de Tela 2020 07 30 as 16.26.25
0
Fim do conteúdo da página