Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Composição > Conselho Nacional de Saúde > Frente pela Vida: plenária de mobilização da campanha “O Brasil precisa do SUS” reúne mais de 100 entidades

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

Frente pela Vida: plenária de mobilização da campanha “O Brasil precisa do SUS” reúne mais de 100 entidades

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 11h51
imagem sem descrição.

Mais de 100 entidades estiveram reunidas, na segunda-feira (07/12), na plenária de mobilização organizada pela Frente pela Vida para reafirmar o compromisso na campanha O Brasil precisa do SUS.  O lançamento oficial será na terça-feira (15/12), às 14 horas, com uma cadeia de transmissão no YouTube do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e de diversas outras entidades. O objetivo da campanha é valorizar, defender e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). As primeiras ações estão focadas na garantia do orçamento emergencial, na revogação da Emenda Constitucional 95 (EC 95), que congelou os investimentos em Saúde e demais áreas sociais até 2036, e na organização de uma campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 ampla, transparente e efetiva.

Entre os participantes da plenária de mobilização estavam conselheiros e conselheiras do CNS e o presidente, Fernando Pigatto. A reunião foi coordenada pela presidente da Abrasco, Gulnar Azevedo e também contou com a presença de parlamentares, centrais sindicais, movimentos estudantis, coletivos que representam diversas populações, entidades de comunicação e imprensa, além de associações médicas e científicas.

Na abertura, Gulnar ressaltou a importância do SUS na resposta à pandemia e a necessidade da continuidade do orçamento emergencial, revogação da EC 95 para a garantia de recursos e a bandeira pela vacina para todas e todos.

“Estamos em uma grande luta. A Frente pela Vida é um movimento que está atuando desde o primeiro semestre contra as iniciativas de desmonte do SUS. No dia 9 de junho, o movimento reuniu mais de 600 entidades em uma marcha virtual, devido aos 38 mil óbitos, atingidos naquela época. Desde então, a Frente tem se mobilizado com as entidades parceiras para que o SUS seja defendido e com uma grande ação para o dia 15, com o lançamento da campanha O Brasil precisa do SUS”, ressaltou Gulnar.

Pigatto destacou a importância histórica dessa construção que as entidades da Frente Pela Vida estão fazendo. Para ele, o momento pede que mobilização seja intensificada.  “Desde agosto não recebemos um retorno do Ministério da Saúde sobre o plano de enfrentamento que foi entregue, com objetivo de salvar mais vidas. Agora começamos outra luta pela saúde mental. Não teremos descanso e vamos abraçar a causa da vacina para todas e todos! Não podemos recuar, a campanha começa dia 15, mas não para por aí”.

Entidades e parlamentares reafirmaram seus compromissos

O ex-ministro da saúde Arthur Chioro também participou da reunião e reforçou a adesão e comprometimento com a campanha ao relembrar que os 47 anos de história do Programa Nacional de Imunização (PNI). Chioro chamou a atenção para os desmontes promovidos pelo governo federal e a importância da vacinação.

“A vacina não vai resolver todos os problemas, mas vai amenizar. Além da pandemia, não podemos fechar os olhos também para o desmonte da política de saúde mental que está acontecendo neste momento”, destacou Chioro.

Ricardo Patah, líder da União Geral dos Trabalhadores (UGT) reforçou em sua fala que a saúde é um dos temas mais caros aos trabalhadores e às trabalhadoras. “Queremos a valorização do SUS e daqueles que estão na linha de frente. Então, recebam o apoio da UGT e demais centrais sindicais”

A representante da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública, deputada Margarida Salomão, participou e enfatizou a importância do SUS no momento atual. Segundo a parlamentar, o sistema é fundamental para a população. “O SUS é um único recurso que o povo tem para enfrentar de uma forma justa os efeitos malignos da pandemia. Lutemos para que os recursos orçamentários sejam recompostos”.

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) destacou a importância da campanha na fala de Maria Inez Padula. “A questão da vacina é importante, mas e o dinheiro? Existem várias propostas de APS, inclusive uma que pode desmontar o que mais fortaleceu a saúde durante a pandemia que é a Estratégia Saúde da Família, que com suas equipes multidisciplinares têm como manter uma rotina adequada para as síndromes gripais, cenário fundamental nesse momento”.

A ausência de uma liderança nacional por parte do Ministério da Saúde foi destacada por Lúcia Souto, presidente do Cebes. Em sua fala, Lúcia não poupou críticas à política de desmonte do atual governo. “A Plenária é uma ação em um momento em que a vida política brasileira está uma catástrofe sanitária. A ausência radical do Ministério da Saúde, em um contexto que é o desmonte do SUS no atacado, seja com o desfinanciamento, demonstra que sem o SUS é barbárie. Temos que arregimentar forças como essa plenária para ampliar esse campo político”.

Materiais para divulgação da campanha

Os materiais para o lançamento oficial da campanha, no dia 15,  foram apresentados na plenária e disponibilizados para toda a população se engajar. São banners, cards e informativos para sites e redes sociais. Eles podem ser encontrados no site da Frente pela Vida: https://frentepelavida.org.br/

Participe da campanha pelo SUS e pela Vida!

Assista, transmita e compartilhe o ato de lançamento da campanha O Brasil precisa do SUS – 15/12, às 14 horas:

Canal do CNS no Youtube: https://www.youtube.com/comunicacns 

TV Abrasco: https://www.youtube.com/watch?v=LNKQKPOHzmg&feature=youtu.be

 

Com informações da Frente pela Vida

Fim do conteúdo da página