Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Composição das vagas

4CNGTES ETAPAS Final 1

BannerSiteEleicoes 950x200

Início do conteúdo da página

Composição das vagas

Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2021, 18h14

O Conselho Nacional de Saúde é composto por 48 membros titulares e seus respectivos primeiro e segundo suplentes. As vagas para a composição do CNS são destinadas a entidades e movimentos sociais de usuários do SUS, entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica da área de saúde e entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde e de entidades empresariais nacionais com atividades na área de saúde.

Conforme o Decreto nº 5.839/2006 a distribuição das vagas é realizada da seguinte maneira:

➔ 50% das vagas são destinadas aos representantes dos usuários do SUS

 

➔ 25% das vagas são destinadas aos profissionais de saúde (incluindo a comunidade científica)

 

➔ 25% das vagas destina-se às entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde e entidades empresariais nacionais com atividades de saúde

 

Os representantes das instituições do Governo Federal, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) são indicados pelos seus titulares e presidentes.

Sendo assim, as vagas disponíveis para os demais candidatos totalizam quarenta, que devem ser distribuídas da seguinte maneira:

Para cada representante titular deverá ser eleito também representantes para primeiro e segundo suplentes.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Entidades e movimentos nacionais de usuários do SUS

Para candidatar-se ao Processo Eleitoral CNS 2021-2024, serão consideradas as entidades e os movimentos nacionais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que tenham atuação e representação em, pelo menos, um terço das unidades da Federação e três regiões geográficas do país.

Nesta segmentação, a regra acima mencionada apresenta uma exceção para os movimentos indígenas, devido à sua forma de organização. Assim, a representação indígena nacional deverá estar presente em, pelo menos, uma região geográfica do país e comprovar sua atuação de, no mínimo, dois anos, até a data da eleição.

Para os representantes de entidades e movimentos nacionais de usuários do SUS serão destinadas vinte e quatro vagas de composições, sendo que cada composição é formada por um membro titular, primeiro e segundo suplentes. Para o triênio 2021-2024, as vagas referentes a estas composições serão distribuídas da seguinte forma:

●   01 (uma) composição para as entidades nacionais de aposentados e pensionistas;

●   01 (uma) composição para as entidades nacionais de estudantes;

●   01 (uma) composição para as entidades ou movimentos nacionais de população negra;

●   01 (uma) composição para as entidades ou movimentos nacionais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros;

●   01 (uma) composição para as entidades ou movimentos nacionais organizados de mulheres;

●   01 (uma) composição para as entidades ou movimentos sociais e populares nacionais organizados;

●   01 (uma) composição para as entidades nacionais de trabalhadores rurais;

●   01 (uma) composição para as entidades nacionais de associações de moradores e movimentos comunitários;

●   02 (duas) composições para as entidades nacionais de organizações indígenas;

●   02 (duas) composições para as entidades, instituições ou organismos nacionais de entidades religiosas;

●   03 (três) composições para as centrais sindicais nacionais; e,

●   09 (nove) composições para as entidades nacionais de defesa dos portadores de patologias e deficiências.

Entidades nacionais de profissionais de saúde, incluindo a comunidade científica da área de saúde

Para participação na Eleição do CNS para o triênio 2021-2024, serão consideradas as entidades nacionais de profissionais de saúde que tenham atuação e representação em, pelo menos, um terço das unidades da Federação e três regiões geográficas do país, vedada a participação de entidades de representantes de especialidades profissionais.

Para este segmento, serão destinadas 12 vagas de composições, sendo que cada composição é formada por um membro titular, primeiro e segundo suplentes.

Entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde

Serão consideradas as entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde que congreguem hospitais, estabelecimentos e serviços de saúde privados, com ou sem fins lucrativos, e que tenham atuação e representação em, pelo menos, um terço das unidades da Federação e três regiões geográficas do país.

Para este segmento serão destinadas duas vagas de composições, sendo que cada composição é formada por um membro titular, primeiro e segundo suplentes.

 

 

Entidades empresariais nacionais com atividades na área de saúde

O Processo Eleitoral CNS 2021-2024 considerará as Confederações Nacionais da Indústria, do Comércio, da Agricultura e do Transporte que tenham atuação e representação em, pelo menos, um terço das unidades da Federação e três regiões geográficas do país.

Para este segmento serão destinadas duas vagas de composições, sendo que cada composição é formada por um membro titular, primeiro e segundo suplentes.

Fim do conteúdo da página