Governo Federal

Governo Federal

03/09/2011

Aprovação de Relatório Final e eleição de delegados marca último dia da VI CES/RS

O Relatório Final da VI Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS) foi aprovado neste domingo (4) pela ampla maioria dos delegados tendo apenas um voto contra e algumas abstenções. Os Grupos de Trabalho (GTs) analisaram 1378 propostas referente à etapa municipal. Desse número, 771 tiveram mais de 70% de aprovação em mais da metade dos grupos e seguiram diretamente para o Relatório Final. 587 propostas foram excluídas por não terem sido aprovadas por pelo menos de 50% dos GTs e 20 propostas foram levadas à Plenária Final para análise e votação. A comissão organizadora da CES/RS também fez a apreciação de monções de repúdio e de apoio durante a Plenária Final.

Logo depois, foram eleitos os 144 delegados gaúchos que vão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional da 14ª Conferência de Saúde, que acontece entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, em Brasília (DF). Desse total, 4 delegados são representantes do Conselho Estadual do RS, 76 são das 19 regiões de saúde do estado e 64 são das regiões de saúde, sendo eleitos pelo critério demográfico. O objetivo é garantir a diversidade, equidade e paridade dos segmentos em todas as regiões.

O presidente do Conselho Estadual do Rio Grande do Sul, Paulo Humberto da Silva, acredita que o maior resultado da conferência foi o sentimento de unidade e força entre os participantes. “Vamos fortalecidos para a etapa nacional. Temos alguns gargalos no setor e por isso não podemos retroceder. Precisamos de um controle social unido para dar uma guinada na saúde.”, avaliou.

Para o secretário de saúde estadual, Ciro Simoni, é importante que as três esferas de governo estejam cada vez mais alinhadas no que diz respeito ao controle social. Simoni elogiou ainda a participação cidadã durante o processo da conferência e ressaltou que muito ainda precisa ser feito para melhorar as condições de acesso em saúde com qualidade. “Para isso, o estado do Rio Grande do Sul vai cumprir os 12% previstos na Emenda Constitucional 29, com ou sem a regulamentação da proposta”, afirmou.

A VI Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul reuniu mais de 1700 delegados durante os dias 1 e 4 de setembro, na cidade de Tramandaí, para deliberar propostas e diretrizes para etapa nacional da 14ª Conferência de Saúde. O relatório com as sete diretrizes nacionais e 5 propostas (cada) devem ser encaminhadas à etapa nacional da 14ª CNS até o dia 8 de novembro.


Voltar