Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura > Conselho Nacional de Saúde > CNS recomenda que Congresso Nacional acelere impedimento de portaria que dificulta abortamento legal

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS recomenda que Congresso Nacional acelere impedimento de portaria que dificulta abortamento legal

Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2020, 18h16

Para o CNS, a medida do Ministério da Saúde “inviabiliza o atendimento das mulheres e meninas vítimas de violência sexual nos serviços de saúde”

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou, nesta terça (29/09), ao Congresso Nacional, que dê urgência à tramitação e aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 409/2020. O objetivo é anular os efeitos da Portaria nº 2.561/2020, do Ministério da Saúde, que dificultou o abortamento legal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de novas exigências para que a mulher possa realizar o procedimento.

O Procedimento de Justificação e Autorização da Interrupção da Gravidez nos casos previstos em lei, no âmbito do SUS, após a nova portaria, passou a exigir um protocolo que dificulta o acesso ao procedimento em caso de mulheres e meninas vítimas de violência. Aborto, nesse caso, é permitido pela legislação brasileira.

Para o CNS, a medida do Ministério da Saúde “inviabiliza o atendimento das mulheres e meninas vítimas de violência sexual nos serviços de saúde, ao fazer exigências que dificultam o acesso aos serviços e afeta o acesso ao direito fundamental à saúde”. O Conselho também menciona a necessidade de medidas emergenciais de proteção social e garantia dos direitos das mulheres e meninas, “incluindo serviços de saúde sexual e reprodutiva, sobretudo acesso a contraceptivo e ao aborto seguro nas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Referência em IST/AIDS”.

Portaria é uma segunda violação

De acordo com Vanja dos Santos, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres (Cism), do CNS. “É uma portaria de cunho conservador e ideológico. Em resposta ao caso da menina de 10 anos que fez o abortamento legal no SUS, a pasta da Saúde fez uma portaria transformando um direito num processo investigativo. A situação de vulnerabilidade da menina se transformou numa execração pública”, disse.

Vanja explica que a nova portaria pede que profissionais de saúde notifiquem à polícia em casos do tipo, porém muitos profissionais não querem se expor, além de o processo invisibilizar a palavra da vítima. A portaria do Ministério da Saúde também trata a mulher ou menina vítima de estupro como “gestante”. “Não é gestante. Ela ficou grávida devido à violência, deve ser tratada como mulher e menina no âmbito de sua saúde e do seu útero. Tratar como gestante é uma segunda violação”.

Leia a recomendação na íntegra

Ascom CNS

Fim do conteúdo da página