Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Deliberações
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Projeto Piloto de Inclusão Digital finaliza 2ª etapa

Conselhos aprendem como utilizar a internet como ferramenta para o exercício do controle social


Se fosse preciso resumir em uma única expressão os quatro dias do último curso promovido pelo Projeto de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde (PID), certamente uma boa opção seria "construção coletiva". Realizado de 24 a 27 de maio de 2007, no Rio de Janeiro/RJ, o II Módulo de Capacitação do PID sobre "Comunicação, Informação em Saúde e Controle Social" foi marcado pela participação ativa dos conselheiros de saúde, em todos os momentos. Com mais essa etapa concluída, chega ao fim o processo de formação do Projeto Piloto de Inclusão Digital. Os conselhos do projeto piloto já haviam participado do I Módulo de Capacitação em "Informática", ministrado pelo Banco do Brasil.


Dos dez integrantes do projeto piloto, apenas o conselho municipal de Adrianópolis/PR não pôde comparecer ao evento, coordenado em parceria pelo Conselho Nacional de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS) e Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS). Ao todo, 25 pessoas participaram do curso representando os conselhos estaduais de Goiás, Roraima, Sergipe e os conselhos municipais de Cáceres/MT, Colinas do Tocantins/TO, Gravataí/RS, Itabaiana/PB, Itapeva/SP e Montes Claros/MG. O grupo contou com a presença tanto de conselheiros de saúde quanto membros das secretarias executivas dos colegiados.


Seguindo uma metodologia participativa, cada tema do curso foi trabalhado passo a passo em conjunto por alunos e monitores. Assim, sob orientação das professoras Angélica Silva (Canal Saúde/Fiocruz) e Ilara Moraes (Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz), os conselheiros de saúde debateram conceitos como redes de informação, governo eletrônico e software livre. Os debates foram intercalados por filmes e exercícios práticos sobre como utilizar a internet em benefício do controle social.


Navegando pela internet, os representantes dos conselhos aprenderam a pesquisar informações sobre saúde utilizando ferramentas de busca e também a consultar bases de dados de indicadores, gastos e legislação do setor, como por exemplo: a Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa/MS/Opas) e o Portal da Transparência. Leia mais no quadro ao final da matéria.
Em um dos exercícios, os grupos de trabalho analisaram os repasses dos estados para a saúde e fizeram uma análise comparativa com o cumprimento da Emenda Constitucional n° 29. Tudo isso a partir de informações divulgadas em sítios oficiais na internet.


Após a análise, os grupos de trabalho, representando as cinco regiões do país, fizeram uma simulação de trabalho à distância. O desafio era consolidar um documento único com proposições para melhorar o financiamento na área da saúde. Os grupos não podiam se comunicar, apenas trocar informações por meio de uma conferência on line na internet.


Ao final do curso, os participantes preencheram formulário de avaliação. As idéias apresentadas no projeto piloto é que vão contribuir para fazer as adaptações necessárias antes de reproduzir a capacitação para todo o país.

 

Entenda o PID - O Projeto de Inclusão Digital (PID) tem como objetivo contribuir para que os conselhos integrantes do Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde tenham acesso a equipamentos de informática e sejam capacitados para o uso dessa ferramenta em benefício do exercício do controle social.


O Projeto de Inclusão Digital é uma parceria entre Conselho Nacional de Saúde (CNS), Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/Ministério da Saúde), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Banco do Brasil que se realizará em etapas distintas, com encerramento previsto para dezembro de 2009.


Além de receber equipamentos de informática, conectados à internet, os conselhos de saúde vão participar de cursos de capacitação em dois módulos: o primeiro sobre "Informática" (realizado pelo Banco do Brasil); e o segundo sobre "Comunicação, Informação em Saúde e Controle Social" (promovido pelo CNS, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz).

 

Fique Informado!

 

Veja algumas opções de sítios na internet onde pesquisar dados estatísticos, indicadores e legislação da área da saúde, além de informações sobre inclusão digital e governo eletrônico.

 

Governo Eletrônico


http://www.brasil.gov.br
http://www.saude.gov.br
http://www.datasus.gov.br
http://www.ibge.gov.br
http://www.inclusaodigital.gov.br
http://www.dominiopublico.gov.br

 

Transparência das ações governamentais


http://www.planalto.gov.br (leis atualizadas, Constituição Federal e Constituições Estaduais)
http://www.portaltransparencia.gov.br
http://www.comprasnet.gov.br (portal de compras do Governo Federal)
http:///www.conlicitacao.com.br (notícias sobre compras públicas)
http://www.idisa.org.br (Instituto de Direito Sanitário)

 

Comunidade científica, informação e conhecimento


http://www.bireme.br
http://www.abrasco.org.br
http://www.redeunida.org.br
http://www.fgv.gov.br
http://www.fiocruz.br

 

Confira as fotos.

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I