Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Deliberações
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador realiza reunião ampliada com os estados

 

 


No dia 31 de agosto, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST/CNS) e representantes das comissões estaduais participaram de uma reunião ampliada, no Auditório do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília-DF.


Durante o encontro, as CISTs puderam expor as principais ações desenvolvidas nos estados e também as dificuldades que enfrentam, especialmente, em relação à articulação com os conselhos gestores, os conselhos de saúde e os demais órgãos que compõem a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e do Controle Social em Saúde do Trabalhador. A partir desse diagnóstico preliminar, os participantes da reunião perceberam a necessidade de que o Conselho Nacional de Saúde debata e aprove um documento com diretrizes para a criação e funcionamento das comissões intersetoriais de saúde do trabalhador.


Para atingir essa meta, a CIST/CNS, seguindo os encaminhamentos do Relatório da Reunião Ampliada, vai propor ao Pleno do Conselho Nacional a realização de um encontro nacional com as 150 comissões intersetoriais de saúde do trabalhador existentes.


No encontro nacional, será possível traçar um perfil mais preciso do papel que as CISTs têm desempenhado, ou seja, como é exercido o controle social em saúde do trabalhador no Brasil. Também será uma oportunidade para avaliar a implantação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e da Política Nacional para o setor; verificar como está o cumprimento das deliberações da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, realizada em 2005. O debate acumulado no encontro, com representações de todo o país, poderá servir de subsídio para a elaboração das diretrizes nacionais.


Outro desdobramento da Reunião Ampliada da CIST/CNS foi o compromisso assumido pelas CISTs estaduais de fazer um levantamento de dados das comissões de saúde do trabalhador existentes nos municípios. Cada estado receberá um questionário a ser respondido e encaminhado à Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde até o dia 20 de outubro.

 

Clique aqui para ver a recomendação feita pelo conselho Nacional de Saúde sobre a Realização do Encontro da CIST Nacional com as CISTS Estaduais

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I