Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Deliberações
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Rumo à 13ª: conselhos discutem propostas na área de comunicação, informação e informática em saúde

 

Relatório Final da Reunião Ampliada

 

 
  

Realizar a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, Informação e Informática em Saúde, ainda em 2008. Na opinião dos participantes da Reunião Ampliada da Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde (CICIS/CNS), realizada nos dias 29 e 30 de agosto, esse é um debate estratégico e prioritário que deve ser levado para a 13ª Conferência Nacional de Saúde.


Cerca de 100 pessoas, entre representantes dos conselhos estaduais e conselhos das capitais, lotaram o Auditório Emílio Ribas, no Ministério da Saúde, em Brasília-DF, com um único objetivo: elaborar propostas nas áreas de comunicação, informação e informática em busca da democratização do conhecimento sobre saúde. O resultado dos trabalhos foi sistematizado em relatório e os participantes da reunião assumiram o compromisso de divulgar as proposições e apresentá-las nas conferências estaduais preparatórias para a etapa nacional da 13ª, que acontece de 14 a 18 de novembro de 2007.

 
  


Atendendo a um convite da CICIS/CNS a professora titular da Faculdade de Saúde Pública da

Universidade de São Paulo, Sueli Gandolfi Dallari, deu início à reunião com uma reflexão sobre "A Construção do Direito e o Uso das Informações". Partindo da Revolução Francesa, século XVIII, Dallari fez um breve histórico da construção do Estado Democrático de Direito no mundo. "O direito à informação é fundamental para que a população possa participar da tomada de decisão sobre as políticas de saúde e o controle destas", afirmou Dallari, que é pós-doutora em saúde pública pela Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos.


A professora Sueli Dallari enfatizou também a responsabilidade de cada cidadão na fiscalização e controle das políticas públicas. "A participação da comunidade não se reduz apenas aos conselhos e conferências. Ela deve acontecer em todas as ações e serviços de saúde. Precisamos estabelecer a cultura de uma democracia social. Todos têm de se sentir responsáveis e não apenas os governos. Temos de cuidar do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Esse é o preço da vida em sociedade", explicou.


Como a intenção da CICIS era promover um debate, ao mesmo tempo, amplo e qualificado, foram convidados representantes de instituições e movimentos diretamente envolvidos com a questão da democratização da comunicação, da informação e da informática. Participaram da reunião o coordenador do Departamento de Informática do SUS (DATASUS/MS), Ernani Bento Bandarra; a coordenadora de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Márcia Helena Rollemberg; o representante do Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), Rogério Tomaz Júnior; o diretor da Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes, Sérgio Gomes; a coordenadora de Inovações Tecnológicas do Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz, Angélica Silva; além de integrantes dos Grupos de Trabalho de Comunicação e de Informação da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), Wilma Madeira e Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I