Caso não consiga visualizar esse informativo, copie o endereço eletrônico abaixo e cole no seu navegador
http://www.conselho.saude.gov.br/informativo/2009/41/informe_41.htm

Caso não queira mais receber o Informativo do CNS envie um e-mail para cns@saude.gov.br pedindo que o seu endereço eletrônico seja retirado da nossa lista.

Informativo Eletrônico do Conselho Nacional de Saúde - ano 06 - Brasília, 06 de novembro de 2009

  Home Links Úteis Fale Conosco

 

Brasília, 06 de novembro de 2009

 

 

Presidente Lula fala da importância da I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social

 

 

 

 

        O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou, nessa semana, sobre a I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, que será realizada de 22 a 26 de março de 2010, em Brasília. O discurso do Presidente aconteceu na última terça-feira (03 de novembro), durante o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), em Recife.

 

        “Para o nosso País, será uma grande oportunidade participar de debates de alto nível sobre uma seguridade social universalizada e abrangente, com seguridade econômica de acordo com os princípios da Constituição de 88”, afirmou Lula, para uma plateia estimada em duas mil pessoas.

 

        O processo de convocatória e organização da Conferência foi lançado oficialmente durante o III Fórum Social Mundial da Saúde (III FSMS), realizado em Belém do Pará, em janeiro deste ano. Porém, a ideia de aprofundar o debate sobre os diversos modelos de seguridade social surgiu dois anos antes, durante o II FSMS, em Nairóbi (Quênia).

 

        A organização será feita em forma de ação interministerial dos segmentos da Saúde, Previdência Social, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e contará também com representantes dos respectivos Conselhos Nacionais e de movimentos sociais ligados a estes temas.

 

        O principal objetivo do encontro é reunir lideranças mundiais ligadas ao setor – que engloba assistência, previdência social e sistemas de saúde. Ou seja, aproximar governos, acadêmicos, representantes de movimentos sociais e de trabalhadores para que busquem, conjuntamente, formas de enfrentar os desafios e novas soluções para os problemas.

 

        A expectativa dos organizadores é reunir cerca de mil pessoas de 80 países. O momento de crise econômica atual mostra-se adequado para este diálogo em condições equitativas entre governos e sociedade civil. A proposta é promover uma agenda política internacional que garanta a integridade dos direitos humanos em seguridade social.

 

        A Conferência ocorrerá após processos preparatórios nacionais e eventualmente regionais, organizados pelos governos e a sociedade civil internacional. No Brasil, o Seminário Nacional Preparatório da I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro deste ano, em Brasília. 

 

        Mais informações na página oficial da Conferência na internet http://www.conselho.saude.gov.br/confmundial.html

 

 

 

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I