Caso não consiga visualizar esse informativo, copie o endereço eletrônico abaixo e cole no seu navegador
http://www.conselho.saude.gov.br/informativo/2009/51/informe_51.htm

Caso não queira mais receber o Informativo do CNS envie um e-mail para cns@saude.gov.br pedindo que o seu endereço eletrônico seja retirado da nossa lista.

Informativo Eletrônico do Conselho Nacional de Saúde - ano 06 - Brasília, 23 de dezembro de 2009

  Home Links Úteis Fale Conosco

 

Brasília, 23 de dezembro de 2009

 

 

Fórum Social Mundial completa 10 Anos com eventos em várias partes do mundo

 

 

 

         O Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre, ocorrerá de 25 a 29 de janeiro em 2010. O objetivo do Fórum é debater a crise global em suas várias dimensões – econômica, ambiental, política, social, cultural, alimentar e civilizatória, de forma que sejam produzidas análises, propostas e experiências das organizações sociais para enfrentar a crise da melhor forma.

 

          As inscrições para participar do FSM 2010 custam R$ 20 e poderão ser feitas até 15 de janeiro no endereço http://www.fsm10.org As atividades serão repartidas entre Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Porto Alegre.

 

         O FSM 2010 também já divulgou os nomes de alguns palestrantes do Seminário Internacional “10 Anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível”. Entre eles estão Boaventura de Souza Santos, de Portugal; Diana Senghor, do Senegal; Samir Amin, do Egito; Christophe Aguitton, da França; Virgínia Vargas, do Peru; David Harvey e Immanuel Wallerstein, dos Estados Unidos; e Francisco Whitaker e João Pedro Stédile, do Brasil.

 

Outros eventos

 

         O Fórum Social Mundial (FSM 2010) não será o único evento comemorativo dos dez anos em que se realizam encontros de movimentos sociais de todo o mundo. Foi programada uma ação global, com atividades em vários países, como Estados Unidos, Alemanha, Japão e México.

 

         Além disso, o FSM 2010 terá também atividades auto-gestionadas em sete municípios gaúchos (Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga). As inscrições destas atividades poderão ser feitas diretamente com o Comitê Organizador de cada cidade, até 31 de dezembro deste ano. Paralelo ao evento principal, ocorrerá também a décima edição do Acampamento Internacional da Juventude. Desta vez o encontro será em Novo Hamburgo (RS), e as inscrições podem ser feitas até 31/12 no endereço http://www.acampamentofsm.org.br.

 

         Outros eventos também ocorrerão na região no mesmo período. De 22 a 29 de janeiro, será realizado em Santa Maria e em Canoas o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária e, de 26 a 28 do mesmo mês, acontecerá em São Leopoldo o Fórum Mundial de Teologia e Libertação. O acúmulo de conhecimento obtido ao longo de 2010 será testado durante o Fórum Social Mundial Dacar 2011, o próximo evento centralizado do processo.

 

Histórico

 

         O Fórum Social Mundial surgiu em 2001 em Porto Alegre como um espaço de debate democrático de idéias, onde é possível aprofundar a reflexão, formular propostas, trocar experiências e ampliar a articulação entre os movimentos sociais, as redes, as organizações não governamentais e outros grupos da sociedade civil. Já foram realizadas edições em Mumbai, na Índia; Bamako, em Mali; Caracas, na Venezuela; Karachi, no Paquistão; Nairóbi, no Quênia e Belém do Pará, no Brasil.

 

         Em 2010, quando serão comemorados dez anos da primeira edição, estão programados eventos em 25 países. O FSM se caracteriza pela pluralidade e pela diversidade, com um caráter não governamental e não partidário. Sua meta é facilitar a comunicação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas que visam construir um mundo mais justo e solidário.

 

Serviço:

 

Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre

Período: 25 a 29 de janeiro

Endereço: Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga – RS – Brasil

Contato: fsm2010@yahoo.com.br

Informações: www.forumsocialmundial.org.br.

 

 

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I