Caso não consiga visualizar esse informativo, copie o endereço eletrônico abaixo e cole no seu navegador
http://www.conselho.saude.gov.br/informativo/2010/06/informe_06.htm

Caso não queira mais receber o Informativo do CNS envie um e-mail para cns@saude.gov.br pedindo que o seu endereço eletrônico seja retirado da nossa lista.

Informativo Eletrônico do Conselho Nacional de Saúde - ano 07 - Brasília, 05 de fevereiro de 2010

  Home Links Úteis Fale Conosco

Brasília, 05 de fevereiro de 2010

 

 

 

Ministro da Saúde homologa Resolução que solicita convocação da IV Conferência Nacional de Saúde Mental

 

 

 


         O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, homologou a Resolução CNS nº 433, que solicita a convocação da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, conforme aprovação do Pleno do Conselho Nacional de Saúde, em sua 205ª Reunião Ordinária.

 

         A III Conferência Nacional de Saúde Mental foi realizada em dezembro de 2001 e, durante a 13ª Conferência Nacional de Saúde, foi aprovada uma Moção de apoio à realização da IV Conferência. Além disso, em outubro de 2009, em reunião ampliada, a Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM) aprovou uma recomendação pela realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental.

 

         A solicitação baseia-se na necessidade de atualizar o debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade e no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental no território, sendo fundamental o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esporte, entre outros.  

 

         A Portaria com a Convocação da Conferência deve ser publicada após a definição do tema, eixos, calendário e regimento, que já foram elaborados pela Comissão Organizadora Provisória e será levada ao Pleno do CNS para apreciação no dia 9 de fevereiro.

 

 

Propostas que serão apreciadas pelo CNS em sua 206ª Reunião Ordinária no dia 9 de fevereiro:

 

Tema: “Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”

- Eixo I: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais (financiamento, recursos humanos, modelo de gestão e protagonismo social)

- Eixo II: Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais

- Eixo III: Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial 

 

Calendário

- Etapas Municipais e/ou Regionais: 08/03 a 15/04

- Etapas Estaduais: 26/04 a 23/05

- Etapa Nacional: 27 a 30/06

 

Composição

         Mil e duzentos delegados, sendo 70% formado por representantes da saúde (seguindo critério de paridade estabelecido pelo Decreto 33/2003 do CNS, ou seja, 50% das vagas para usuários, 25% para prestadores de serviço de saúde e gestores e 25% para trabalhadores da saúde) e 30% para representação dos campos intersetoriais.

 

 

 

 

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I