Caso não consiga visualizar esse informativo, copie o endereço eletrônico abaixo e cole no seu navegador
http://www.conselho.saude.gov.br/informativo/2010/23/informe_23.htm

Caso não queira mais receber o Informativo do CNS envie um e-mail para cns@saude.gov.br pedindo que o seu endereço eletrônico seja retirado da nossa lista.

Informativo Eletrônico do Conselho Nacional de Saúde - ano 07 – n.º 23 - Brasília, 30 de abril de 2010

  Home Links Úteis Fale Conosco
 

 

 

Conferência Mundial: painelistas ratificam presença


         A I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social promete ser um evento bastante prestigiado. Na última terça-feira de abril (27), a Comissão Organizadora recebeu a confirmação de mais sete renomados painelistas.

 

         O Bloco Temático I, sob o tema “As razões e oportunidades para a construção dos Sistemas Universais em seus imperativos democráticos e éticos”, apresenta como painelistas confirmados:

  • Aldaíza Sposati (Pontifícia Universidade Católica/PUC-SP, Brasil)
  • Guy Standing (University of Bath, Reino Unido)

 

O Bloco Temático II, “Os desafios para alcançar a universalização da Seguridade Social” é o tema a ser desenvolvido. E como painelistas confirmados estão:

  • Marcio Pochmann (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/ IPEA, Brasil)
  • Jorge Mancillas  (Public Services International/PSI, México)
  • Armando Barrientos (University of Manchester, Reino Unido)

 

         O último tema a ser discutido, “Os caminhos políticos para a construção dos Sistemas Universais: a definição da agenda política e as estratégias de mobilização” pertence ao Bloco Temático III e os painelistas confirmados até o presente momento são:

  • Francisco Júnior (Conselho Nacional de Saúde/CNS, Brasil)
  • Helmut Schwarzer (Organização Internacional do Trabalho/OIT, Suíça)
  • Armando de Negri (Movimento de Saúde dos Povos/ Fórum Social Mundial da Saúde, Brasil)

 

         No momento, a Comissão Organizadora aguarda as confirmações de alguns importantes painelistas, como por exemplo, Giovanni Berlinguer (Itália), Boaventura de Sousa Santos (Portugual), Amartya Sem (Índia), Paul Hunt (Nova Zelândia), Adolfo Jiménez Fernández (Chile), Roberto Gargarella (Argentina) e Amit Sen Gupta (Índia). A Organização acredita que brevemente muitos desses nomes estarão registrados na lista dos confirmados para abrilhantar, ainda mais, o rol dos painelistas da I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social.

 

 

 

______________________________________________________________________________________

 

 

IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial

 

 

         Nesta sexta-feira (30), foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a convocação da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial (IV CNSM – I), que será realizada no período de 26 a 30 de junho de 2010, em Brasília, com o tema: "Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios".

 

         O decreto traz informações sobre a realização das etapas estaduais, municipais e regionais, que antecedem a IV CNSM – I e elegem os delegados, comissão organizadora e a participação intersetorial no evento.

 

Formulário de acompanhamento e monitoramento das etapas municipais/regionais e estaduais

 

A Comissão Organizadora elaborou um formulário com o objetivo de contribuir no acompanhamento, registro e memória do processo de organização e realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental - Intersetorial, em suas etapas municipal, regional e estadual. O documento está disponível no endereço
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=3889.

 

Os dados devem ser informados pelo Coordenador da Comissão Organizadora após a realização da etapa. Entre as informações solicitadas estão: dados gerais da conferência (data, local e programação), documento de convocação da conferência, composição da comissão organizadora, regimento interno e dados dos participantes (delegados, observadores e convidados). Também é necessário inserir uma avaliação da Comissão Organizadora referente à participação da saúde e dos parceiros intersetoriais, o aprofundamento do temário e nível de integração entre os participantes.

 

Mais informações acesse os sites:
http://www.conselho.saude.gov.br/web_saudemental/index.html ou
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1663

 

 

 

 

 

 

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I