Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Guia do Curso de Ferramentas Virtuais Participativas

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página
Veja nossas publicações

Guia do Curso de Ferramentas Virtuais Participativas

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 14h37

Captura de tela 2023 04 28 140224Paulo Freire, repetia insistentemente que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a produção ou sua construção. Provocação e desafio que Freire faz a cada um/a de nós educadores e educadoras populares. Especialmente, neste momento, que vivenciamos a pandemia da COVID-19, a qual exigiu um reinventar-se. Reinventar nossas formas de encontros, formas de aprender e ensinar, novas formas de lutar pela vida.

Se antes nossa prática educativa acontecia num mesmo ambiente físico, no abraço da acolhida, na troca de olhares, no rabiscar o pincel no quadro, na tarjeta, no levantar da mão, no cochicho, no riso ou na cara do espanto, agora acontece num ambiente virtual. Neste período aprendemos que podemos estar cada um num lugar e mesmo assim trocar ideias, afetividades, sorrisos, multiplicar ações.

Porém precisamos inventar e aprender novos jeitos de fazer. Não há uma receita pronta. Um único jeito de fazer, mas há caminhos já trilhados, experiências realizadas e que podem contribuir com nossas práticas educativas.

Neste sentido, o guia que ora apresentamos, é resultado de uma experiência formativa construída por muitas mãos, com o objetivo de registrar ferramentas virtuais que podem contribuir em processos de educação popular em ambiente virtual e de orientar o seu uso.

O Curso de Ferramentas Virtuais Participativas integra o Projeto “Formação para o Controle Social no SUS – 2ª edição”, executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular – CEAP, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde – CNS, através da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social no SUS – CIEPCSS e apoiado pela Organização Pan-Americana de Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. Além deste curso, foram realizadas 80 oficinas de formação sobre o controle social, em ambiente virtual, para conselheiros e conselheiras de saúde de todo o Brasil, elaborado subsídios pedagógicos (cartilhas, audiovisuais), pesquisa sobre o impacto da Covid-19 no controle social e sistematização de práticas em educação popular em ambiente virtual no contexto da pandemia.

Nasce da necessidade apresentada por conselheiros e conselheiras de saúde, lideranças de movimentos sociais, organizações e entidades que participaram dos cursos e oficinas de “Formação para o Controle Social no SUS - 2ª edição”, em aprender como desenvolver atividades formativas, reuniões do conselho, atividades de multiplicação do curso, etc., em ambiente virtual.

Afim de atender essa demanda e contribuir com a formação de conselheiros e lideranças de saúde no domínio de ferramentas virtuais nasceu o curso.

No decorrer do curso, muitos participantes, com o desejo de qualificarem os conhecimentos e habilidades adquiridos e de se apropriarem melhor das ferra- 7 mentas, sugeriram como recurso didático o desenvolvimento de um tutorial sobre ferramentas virtuais. Assim nasceu este material, gerado a partir de muitas conversas, aprendizagens recíprocas e forte interação com os conselheiros/as e lideranças dos movimentos que participaram de nossas atividades, dialogando com as dúvidas, anseios e necessidades desses.

Nós, da equipe do CEAP, desejamos que apreciem e façam bom proveito.

Acesse aqui o livro em PDF.

Fim do conteúdo da página