Criado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em 2006, o Programa de Inclusão Digital (PID) tem contribuído para que os conselhos de saúde sirvam-se da informática e da internet como ferramentas para busca de informações em saúde e para melhorar a comunicação entre conselhos e também com a sociedade. O PID foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Saúde em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS).
Por meio de sorteio foram escolhidos em 2006 dez conselhos de saúde (dois por região do país) que participaram do projeto piloto dariam início ao programa, em sua etapa piloto: os estaduais de Goiás, Roraima, Sergipe e os municipais de Adrianópolis/PR, Cáceres/MT, Colinas do Tocantins/TO, Gravataí/RS, Itabaiana/PB, Itapeva/SP e Montes Claros/MG. Em maio de 2007, foi concluído o segundo módulo, ministrado pelo CNS, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa/MS, com conteúdos sobre Informação, Comunicação em Saúde e Controle Social, realizado nas cinco regiões do país na modalidade presencial para 320 conselheiros de saúde entre conselheiros estaduais e nacionais, assim como coordenadores de plenária.
A avaliação das experiências-piloto permitiu que a proposta fosse aperfeiçoada, para em seguida ser aplicada em escala nacional, sempre a partir de três pilares fundamentais: a oferta de equipamentos, a garantia da conectividade à internet e a formação dos conselhos para o uso dessa tecnologia com vistas ao fortalecimento do controle social.
A meta é atender todos os conselhos, dando prioridade aos que se cadastrarem no Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde (SIACS) e integrantes em todas as etapas do Programa de Inclusão Digital.
Ofícios CNS estaduais e municipais.
Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde – CICIS
Comitê Nacional do Programa de Inclusão Digital – PID
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa-SGEP
Conselhos Estaduais de Saúde – CES
Grupo de Acompanhamento do Programa de Inclusão Digital – GT PID Estadual
1ª Etapa:A etapa inicial do curso foi realizada, na modalidade presencial, contemplando 320 participantes dentre estes: conselheiros nacionais, estaduais, municipais/DF e coordenadores de plenária, integrantes das cinco regiões do país.
2ª Etapa:A modalidade EAD está prevista para 6.000 conselheiros de saúde em todo o Brasil, divididos em 04 etapas de 1.500 participantes, a primeira turma contemplará 1.520 participantes, sendo 01 turma por estado.
Contribuir para um processo permanente e continuado de apropriação e uso pelos Conselheiros de Saúde de informações e comunicação relevantes para o exercício do controle social em saúde e para a gestão participativa do SUS.
Conselheiros municipais, estaduais e nacionais indicados pelos respectivos conselhos, integrantes do Programa de Inclusão Digital e do Sistema de Acompanhamento dos conselhos – SIACS do Conselho Nacional de Saúde.
Podem participar do curso os conselheiros de saúde que preencham os requisitos e critérios a seguir especificados:
Os conselheiros de saúde devem encaminhar os documentos por via postal(Sedex ou Carta Registrada), para o endereço da Coordenação de Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca no prazo de 05/03 a 27/04/2012, sendo esta última, a data final de postagem da documentação.
Quando o quantitativo de candidatos for maior que o número de vagas considerar para seleção:
Recomenda-se a disponibilização de 05 vagas para o CES como coordenador do processo no estado considerando prioritariamente 02 usuários 01 trabalhador e 01 gestor, secretaria executiva do CES.
É fundamental o acompanhamento do candidato, sobre todos os atos referentes ao processo seletivo por meio do endereço eletrônico: www.ead.fiocruz.br/editais;