Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Recomendações > Conselho Nacional de Saúde > Frente pela Vida: plenária de mobilização da campanha “O Brasil precisa do SUS” reúne mais de 100 entidades

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página
imagem sem descrição.

Mais de 100 entidades estiveram reunidas, na segunda-feira (07/12), na plenária de mobilização organizada pela Frente pela Vida para reafirmar o compromisso na campanha O Brasil precisa do SUS.  O lançamento oficial será na terça-feira (15/12), às 14 horas, com uma cadeia de transmissão no YouTube do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e de diversas outras entidades. O objetivo da campanha é valorizar, defender e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). As primeiras ações estão focadas na garantia do orçamento emergencial, na revogação da Emenda Constitucional 95 (EC 95), que congelou os investimentos em Saúde e demais áreas sociais até 2036, e na organização de uma campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 ampla, transparente e efetiva.

Entre os participantes da plenária de mobilização estavam conselheiros e conselheiras do CNS e o presidente, Fernando Pigatto. A reunião foi coordenada pela presidente da Abrasco, Gulnar Azevedo e também contou com a presença de parlamentares, centrais sindicais, movimentos estudantis, coletivos que representam diversas populações, entidades de comunicação e imprensa, além de associações médicas e científicas.

Na abertura, Gulnar ressaltou a importância do SUS na resposta à pandemia e a necessidade da continuidade do orçamento emergencial, revogação da EC 95 para a garantia de recursos e a bandeira pela vacina para todas e todos.

“Estamos em uma grande luta. A Frente pela Vida é um movimento que está atuando desde o primeiro semestre contra as iniciativas de desmonte do SUS. No dia 9 de junho, o movimento reuniu mais de 600 entidades em uma marcha virtual, devido aos 38 mil óbitos, atingidos naquela época. Desde então, a Frente tem se mobilizado com as entidades parceiras para que o SUS seja defendido e com uma grande ação para o dia 15, com o lançamento da campanha O Brasil precisa do SUS”, ressaltou Gulnar.

Pigatto destacou a importância histórica dessa construção que as entidades da Frente Pela Vida estão fazendo. Para ele, o momento pede que mobilização seja intensificada.  “Desde agosto não recebemos um retorno do Ministério da Saúde sobre o plano de enfrentamento que foi entregue, com objetivo de salvar mais vidas. Agora começamos outra luta pela saúde mental. Não teremos descanso e vamos abraçar a causa da vacina para todas e todos! Não podemos recuar, a campanha começa dia 15, mas não para por aí”.

Entidades e parlamentares reafirmaram seus compromissos

O ex-ministro da saúde Arthur Chioro também participou da reunião e reforçou a adesão e comprometimento com a campanha ao relembrar que os 47 anos de história do Programa Nacional de Imunização (PNI). Chioro chamou a atenção para os desmontes promovidos pelo governo federal e a importância da vacinação.

“A vacina não vai resolver todos os problemas, mas vai amenizar. Além da pandemia, não podemos fechar os olhos também para o desmonte da política de saúde mental que está acontecendo neste momento”, destacou Chioro.

Ricardo Patah, líder da União Geral dos Trabalhadores (UGT) reforçou em sua fala que a saúde é um dos temas mais caros aos trabalhadores e às trabalhadoras. “Queremos a valorização do SUS e daqueles que estão na linha de frente. Então, recebam o apoio da UGT e demais centrais sindicais”

A representante da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública, deputada Margarida Salomão, participou e enfatizou a importância do SUS no momento atual. Segundo a parlamentar, o sistema é fundamental para a população. “O SUS é um único recurso que o povo tem para enfrentar de uma forma justa os efeitos malignos da pandemia. Lutemos para que os recursos orçamentários sejam recompostos”.

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) destacou a importância da campanha na fala de Maria Inez Padula. “A questão da vacina é importante, mas e o dinheiro? Existem várias propostas de APS, inclusive uma que pode desmontar o que mais fortaleceu a saúde durante a pandemia que é a Estratégia Saúde da Família, que com suas equipes multidisciplinares têm como manter uma rotina adequada para as síndromes gripais, cenário fundamental nesse momento”.

A ausência de uma liderança nacional por parte do Ministério da Saúde foi destacada por Lúcia Souto, presidente do Cebes. Em sua fala, Lúcia não poupou críticas à política de desmonte do atual governo. “A Plenária é uma ação em um momento em que a vida política brasileira está uma catástrofe sanitária. A ausência radical do Ministério da Saúde, em um contexto que é o desmonte do SUS no atacado, seja com o desfinanciamento, demonstra que sem o SUS é barbárie. Temos que arregimentar forças como essa plenária para ampliar esse campo político”.

Materiais para divulgação da campanha

Os materiais para o lançamento oficial da campanha, no dia 15,  foram apresentados na plenária e disponibilizados para toda a população se engajar. São banners, cards e informativos para sites e redes sociais. Eles podem ser encontrados no site da Frente pela Vida: https://frentepelavida.org.br/

Participe da campanha pelo SUS e pela Vida!

Assista, transmita e compartilhe o ato de lançamento da campanha O Brasil precisa do SUS – 15/12, às 14 horas:

Canal do CNS no Youtube: https://www.youtube.com/comunicacns 

TV Abrasco: https://www.youtube.com/watch?v=LNKQKPOHzmg&feature=youtu.be

 

Com informações da Frente pela Vida

Fim do conteúdo da página