O Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde (Siacs) é uma ferramenta de comunicação e informação, criada para contribuir com a efetividade do Controle Social.
Os dados inseridos no sistema constituem uma rede com informações dos 5.570 conselhos municipais, 26 conselhos estaduais, 36 conselhos distritais de saúde indígena e do conselho do Distrito Federal, junto ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde.
Para isso, todos os conselhos de saúde devem realizar o cadastro no Siacs, o que resultará em um retrato detalhado dos conselhos existentes em todo o país e mostrará a composição dos colegiados e o cumprimento de normas legais relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.
Conselho Nacional de Saúde aprova resolução que trata das diretrizes para instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde.
Aprovar diretrizes para estruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde a serem aplicadas em conjunto com o previsto na Resolução CNS nº 453/2012.
Não preencher o campo Número do Cartão Nacional de Saúde.
Verificar no teclado do computador se a tecla “Caps Lock” se ligada ou desligada.
A senha de acesso só pode ser alterada pelo próprio usuário via procedimento “Esqueceu a senha”. Uma mensagem é enviado para o e-mail registrado no SCPA-Usuário.
A messagem enviada para o e-mail informado, solicita ao usuário clicar no link “Clique aqui”. Um formulário é apresentado, onde o usuário deve informar a nova senha e confirmar a senha.
Não tem como alterar o e-mail depois de gravado o registro; Dica: Certificar que o e-mail digitado está informado corretamente caracter a caracter.
No endereço: http://aplicacao.saude.gov.br/datasus-scpaweb-usuario é possível acompanhar a situação da solicitação se Pendente ou Sim(Autorizada); caso esteja pendente aguardar homologação e autorização da solicitação de acesso ao Siacs pelo CES e/ou CNS.
Todos os campos obrigatórios são identificados pelo "*" e devem ser preenchidos para que as informações do formulário de cada aba do Siacs seja gravado.
Basta o usuário autorizado acessar o Siacs realizar as atualizações dos dados quando houver necessidade. Diga: mudou endereço, telefone, presidente, etc. registra no Siacs.
Todas as informações inseridas no Siacs são de consulta pública. Para consultar as informações de um conselho basta acessar a página principal do Siacs e clicar em Consulta Conselho Cadastrados e selecionar os estado e/ou município.