Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Novo coronavírus: SUS realiza treinamento laboratorial em nove países das Américas

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Novo coronavírus: SUS realiza treinamento laboratorial em nove países das Américas

Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Panamá receberam formação contra o vírus. A informação foi divulgada durante reunião do CNS

  • Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 18h11
imagem sem descrição.

Na virada de 2019 para 2020, o mundo ficou em estado de alerta devido ao novo coronavírus, que possui vasto poder de disseminação e que pode levar a óbito. Numa força tarefa, diversas instituições ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) realizaram uma série de ações de referência no Brasil e em outros nove países das Américas. A partir de demanda do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Ministério da Saúde (MS) apresentou os dados mais recentes sobre o tema durante a 326ª Reunião Ordinária do CNS, que encerrou nesta sexta (14/02), em Brasília.

MS, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), além de outras instituições que atuam junto ao SUS, são apenas alguns dos organismos que prontamente realizaram ações de enfrentamento e prevenção ao vírus.

Somente na China, país de origem do vírus, até a data de hoje, foram 63.851 casos confirmados e 1.380 mortes. No Brasil, de acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), até agora há seis casos suspeitos distribuídos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. “O risco é baixo, mas não é desprezível. Nas Américas, temos casos nos Estados Unidos e no Canadá”, afirmou o secretário da pasta Wanderson Kleber de Oliveira. Segundo ele, o diagnóstico do SUS para as suspeitas tem uma média de três dias, o que é considerado “de excelência”.

WhatsApp Image 2020 02 14 at 16.29.54 1

Fernando Pigatto, presidente do CNS, lembrou a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), construída a partir de amplo debate popular promovido pelo controle social na Saúde. O documento é o que subsidia as ações da SVS para área, inclusive em momentos de emergências para o Brasil. “A sociedade aprovou essa política. As informações trazidas pelas instituições aqui presentes só confirmam que o sistema público de Saúde tem que ser preservado no nosso país”, disse.

Maria Almirón, coordenadora da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Respostas a Emergências e Desastres da Opas, destacou a participação do Brasil na resposta global ao novo coronavírus. O SUS, ao lado do organismo internacional, ofereceu capacitação laboratorial em nove países: Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Panamá. “Reagimos de forma veloz, estamos prontos para ajudar as outras nações. Nesse processo, o Brasil se mostrou um dos países mais solidários”, concluiu.

Rivaldo Venâncio da Cunha, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, afirmou que “nossos laboratórios rapidamente entraram em contato com laboratórios diversos, fazendo as importações necessárias para trabalhar com os insumos e amostras”. A instituição também realizou uma capacitação com jornalistas, sobre o vírus, para que não sejam divulgadas informações erradas, nem seja criado estado de terror na população.

Não há motivo para pânico

Apesar do potencial de transmissibilidade do vírus, todos os estados e o Distrito Federal estão com planos de contingência elaborados. Todas as pessoas que estão saindo de avião da China estão sendo testadas. O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), do SUS, está completamente preparado para qualquer eventualidade.

Como são definidos os casos suspeitos?

suspeitos 845x676

Tire todas as suas dúvidas sobre o novo coronavírus

Foto de capa: AgênciaBrasil/EBC

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página