Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PRAZO PRORROGADO: CNS abre consulta sobre representação de participantes de pesquisa nos Comitês de Ética em Pesquisa com seres humanos

WhatsApp Image 2020 02 14 at 13.22.56

Início do conteúdo da página

PRAZO PRORROGADO: CNS abre consulta sobre representação de participantes de pesquisa nos Comitês de Ética em Pesquisa com seres humanos

As sugestões da sociedade à esta consulta virtual, combinadas ao texto original da minuta da resolução, servirão de base para uma nova Resolução do CNS. Prorrogação até 19 de abril.

  • Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 14h39
  • Última atualização em Sexta, 03 de Abril de 2020, 15h56
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai atualizar a Resolução n° 240, de 05 de junho de 1997, e demais normas que regulamentam a atuação dos membros dos Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), indicados por entidades que compõem controle social. Os comitês são colegiados independentes e interdisciplinares que avaliam as pesquisas com seres humanos e protegem os direitos dos participantes, de acordo com os padrões éticos estabelecidos.

Para fortalecer a proteção dos participantes de pesquisa e o exercício do controle social nos espaços de discussão e deliberação ética, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do CNS divulgou uma proposta de resolução com a atualização das normas, abrindo uma consulta à sociedade para receber contribuições da população até o dia 19 de abril de 2020.

As sugestões da sociedade à esta consulta virtual, combinadas ao texto original da minuta da resolução, servirão de base para uma nova Resolução do CNS, que vai estabelecer, atualizar e redefinir as normas e procedimentos relacionados aos membros de CEP, indicados por entidades de controle social.

Entre as alterações, a Conep propõe aumentar o número mínimo de membros dos comitês indicados por entidades de controle social, alterar a nomenclatura atualmente estabelecida dos membros indicados por entidades de controle social de “representantes de usuários” para “representantes de participantes de pesquisa”, e garantir que as instituições assegurem o ressarcimento ou custeio das despesas dos membros dos CEP, indicados por entidades de controle social.

As sugestões deverão ser enviadas por meio do formulário eletrônico FormSUS.

Foto: Nailana Thiely/UEPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página