Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS lança documentário SUS em Defesa da Vida durante Oficinas de Formação para o Controle Social

banner sintomas coronavirus 1banner sintomas coronavirus 2banner sintomas coronavirus 3 
peticaoCNS v2

Início do conteúdo da página

CNS lança documentário SUS em Defesa da Vida durante Oficinas de Formação para o Controle Social

O lançamento ocorreu em Santa Maria (RS) e faz parte da 2ª edição do Projeto Oficinas de Formação para o Controle Social no SUS

  • Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 16h55
  • Última atualização em Quarta, 04 de Março de 2020, 16h56
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) lançaram nesta terça (03/03), em Santa Maria (RS), o documentário curta-metragem SUS em Defesa da Vida. Produzido e dirigido por Guilherme Castro, o filme retrata, a partir de diversos personagens e situações, a abrangência e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na vida de todos os brasileiros e brasileiras.

O lançamento faz parte da 2ª edição do Projeto Oficinas de Formação para o Controle Social no SUS, promovido pelo Ceap e pelo CNS. Até julho deste ano, a iniciativa percorrerá 84 cidades brasileiras e deverá atender cerca de 2.500 pessoas.

WhatsApp Image 2020 03 04 at 11.38.16 1 845x684

A proposta é tornar os participantes das oficinas sujeitos sociais capazes de deliberar sobre as políticas públicas, desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o Controle Social. O documentário integra o material didático das oficinas e será apresentado em todas as edições. Também será exibido em universidades e comunidades, com a finalidade de estender à população a necessidade de defender o sistema público de saúde, com informação e conhecimento.

“A realidade impõe uma tomada de posição da arte e da cultura. Tempos atrás exigia-se uma neutralidade do documentarista e evidentemente isso mudou. Vimos que o Oscar foi luta de classes, o Carnaval foi luta de classes e agora é a vez da arte organizar entendimentos no mundo. Estou muito satisfeito de participar de um projeto dessa envergadura em defesa do SUS”, afirma Guilherme.

Assista o documentário curta-metragem SUS em Defesa da Vida

Controle Social no SUS

WhatsApp Image 2020 03 04 at 11.38.17 2 845x684

Na solenidade de lançamento, o presidente do CNS, Fernando Pigatto, destacou que o Controle Social está na origem do SUS para garantir os princípios de universalidade, equidade e integralidade. “Porém, estamos diante de sérias ameaças e precisamos que o Controle Social esteja cada vez mais ativo. Não dá para ficarmos de braços cruzados. Por isso, precisamos estar cada vez mais unidos, lutando no nosso dia a dia”, afirmou.

Com a finalidade de alcançar cada vez mais pessoas com compromisso em defender a democracia, o SUS e o Controle Social, entre os principais objetivos das oficinas está a criação de uma rede de multiplicadores.

“Esse projeto é uma aposta para mantermos o SUS vivo em cada canto do nosso país, ampliando nossa capacidade de resistência e mobilização. É uma possibilidade de, coletivamente, enfrentarmos os tempos difíceis que estamos vivendo, onde a democracia se encontra por um fio e o estado brasileiro se desresponsabiliza do seu papel de proteção social”, disse Sueli Barrios, conselheira nacional de saúde e coordenadora da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS.

WhatsApp Image 2020 03 04 at 11.38.16 845x684

“Somos parceiros na construção dessa rede de conselhos, porque queremos realizar a multiplicação deste conhecimento e barrarmos os ataques ao controle social”, completou a presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria, Marian Noal Moro.

Fortalecimento da participação

O Ceap atua numa perspectiva de construção e fortalecimento de sujeitos sociais populares para a construção coletiva do conhecimento. “Defender o SUS hoje vai além de defender a Saúde, é defender o ser humano enquanto cidadão, com direitos a todas as políticas públicas que possam promover Saúde.

WhatsApp Image 2020 03 04 at 11.38.17 845x684

Para nós, é uma grande satisfação estar aqui”, afirmou Elenice Pastore, diretora geral do Ceap. Com sede em Passo Fundo (RS), o Ceap também se articula com diferentes entidades de educação na América Latina e Caribe. Saiba mais sobre as oficinas em www.formacontrolesocial.org.br.

Conheça a programação completa

Faça sua inscrição

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página