Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissão do CNS já aprovou 94 pesquisas científicas relacionadas ao Novo Coronavírus

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Comissão do CNS já aprovou 94 pesquisas científicas relacionadas ao Novo Coronavírus

  • Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 17h43
imagem sem descrição.

Um dos estudos permite testes utilizando plasma sanguíneo de pacientes já recuperados da Covid-19 em doentes que ainda têm a infecção

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) já emitiu 94 pareceres de aprovação aos protocolos de pesquisas científicas relacionadas ao Novo Coronavírus, até segunda-feira (13/04). Entre eles, o protocolo que permite que os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), realizem testes utilizando plasma sanguíneo de pacientes já recuperados da Covid-19 em doentes que ainda têm a infecção.

A Conep é a comissão do CNS responsável pela análise ética dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. Diante da pandemia do novo coronavírus e da emergência para enfrentar a doença, a comissão criou ações para análise imediata dos protocolos que envolvem a Covid-19, recebendo diretamente os estudos e concluindo o processo entre 48h e 72h.

No entanto, para garantir a continuidade da capacidade de resposta da Comissão, que está atuando durante os sete dias da semana para que as análises ocorram com a celeridade que a situação exige, se fez necessária uma alteração no recebimento dos protocolos de pesquisa.

Confira o II Informe aos Conselhos de Ética em Pesquisa

A partir desta quarta-feira (15/04), apenas os protocolos de áreas temáticas especiais; protocolos indicados pelo Ministério da Saúde, pelos secretários de saúde dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal; ensaios clínicos; e protocolos de Pesquisa cuja temática seja Saúde Mental devem ser encaminhados e analisados pela Conep.

Os demais devem ser analisados nos Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) de origem, num esforço coletivo para que todos os estudos relativos à Covid-19, encaminhados para a análise ética, sejam tratados com a urgência que a situação exige.

“Recebemos mais de 400 projetos na Conep. O objetivo inicial de mais agilidade às análises foi cumprido. Agora, com a grande resposta da comunidade científica, precisamos contar com o apoio dos CEP e, desta forma, manter a eficiência alcançada”, afirma o coordenador da Conep, Jorge Venâncio.

Todo o trabalho da comissão é desenvolvido com responsabilidade ética e técnica com proteção aos participantes das pesquisas. Entre outros aspectos, leva-se em consideração: riscos aos participantes, retirada de direitos dos participantes, estudos mal elaborados com pesquisadores sem experiência.

Confira os estudos aprovados pela Conep

Entre os estudos aprovados pela Conep também está a avaliação de Protocolo de Tratamento Covid-19 com associação de Cloroquina/Hidroxicloroquina e Azitromicina para pacientes com pneumonia. Os dados constam no boletim semanal publicado pela comissão.

Saiba mais sobre a Conep

Ascom CNS

Foto: Istock

registrado em:
Fim do conteúdo da página