Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissão do CNS já aprovou 94 pesquisas científicas relacionadas ao Novo Coronavírus
Início do conteúdo da página

Comissão do CNS já aprovou 94 pesquisas científicas relacionadas ao Novo Coronavírus

  • Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 17h43
imagem sem descrição.

Um dos estudos permite testes utilizando plasma sanguíneo de pacientes já recuperados da Covid-19 em doentes que ainda têm a infecção

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) já emitiu 94 pareceres de aprovação aos protocolos de pesquisas científicas relacionadas ao Novo Coronavírus, até segunda-feira (13/04). Entre eles, o protocolo que permite que os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), realizem testes utilizando plasma sanguíneo de pacientes já recuperados da Covid-19 em doentes que ainda têm a infecção.

A Conep é a comissão do CNS responsável pela análise ética dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. Diante da pandemia do novo coronavírus e da emergência para enfrentar a doença, a comissão criou ações para análise imediata dos protocolos que envolvem a Covid-19, recebendo diretamente os estudos e concluindo o processo entre 48h e 72h.

No entanto, para garantir a continuidade da capacidade de resposta da Comissão, que está atuando durante os sete dias da semana para que as análises ocorram com a celeridade que a situação exige, se fez necessária uma alteração no recebimento dos protocolos de pesquisa.

Confira o II Informe aos Conselhos de Ética em Pesquisa

A partir desta quarta-feira (15/04), apenas os protocolos de áreas temáticas especiais; protocolos indicados pelo Ministério da Saúde, pelos secretários de saúde dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal; ensaios clínicos; e protocolos de Pesquisa cuja temática seja Saúde Mental devem ser encaminhados e analisados pela Conep.

Os demais devem ser analisados nos Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) de origem, num esforço coletivo para que todos os estudos relativos à Covid-19, encaminhados para a análise ética, sejam tratados com a urgência que a situação exige.

“Recebemos mais de 400 projetos na Conep. O objetivo inicial de mais agilidade às análises foi cumprido. Agora, com a grande resposta da comunidade científica, precisamos contar com o apoio dos CEP e, desta forma, manter a eficiência alcançada”, afirma o coordenador da Conep, Jorge Venâncio.

Todo o trabalho da comissão é desenvolvido com responsabilidade ética e técnica com proteção aos participantes das pesquisas. Entre outros aspectos, leva-se em consideração: riscos aos participantes, retirada de direitos dos participantes, estudos mal elaborados com pesquisadores sem experiência.

Confira os estudos aprovados pela Conep

Entre os estudos aprovados pela Conep também está a avaliação de Protocolo de Tratamento Covid-19 com associação de Cloroquina/Hidroxicloroquina e Azitromicina para pacientes com pneumonia. Os dados constam no boletim semanal publicado pela comissão.

Saiba mais sobre a Conep

Ascom CNS

Foto: Istock

registrado em:
Fim do conteúdo da página