Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS recomenda que Anvisa divulgue orientações para serviços que atuam com alimentos durante pandemia

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS recomenda que Anvisa divulgue orientações para serviços que atuam com alimentos durante pandemia

  • Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 18h57
imagem sem descrição.

O objetivo é também informar a população para que todos possam se prevenir do contágio da Covid-19

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou, na última quinta (09/04), que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) produza e dê ampla divulgação a orientações para diferentes serviços e produtos em meio à pandemia de Covid-19. O objetivo é informar a população para que esta possa se prevenir do contágio diante da possibilidade de contaminação via manuseio de alimentos e outros produtos.

A recomendação, produzida pela Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (Cian), do CNS, pede que seja elaborado “material acessível a todas as pessoas contendo instruções técnicas oficiais detalhadas, utilizando linguagem compatível com o entendimento da população em geral, no tocante às condutas de proteção de consumidores, comerciantes, entregadores e demais envolvidos no circuito de acesso a alimentos e produtos”.

A recomendação sugere como exemplo a Nota Técnica nª 4/2020, da própria Anvisa, atualizada em 31 de março, que dá uma série de orientações oficiais para todos os prestadores de serviços em Saúde no Brasil, sejam espaços públicos ou privados. De acordo com Myriam Coelho da Cruz, coordenadora da Cian, as instruções são para toda a população. 

“As informações sobre como o proceder com gêneros alimentícios e outros produtos ainda estão escassas. Ainda não temos informações oficiais. É importante que a Anvisa, com sua competência, defina para que a gente tenha segurança. Estamos preocupados com as informações e referências que as pessoas estão tendo para seu cuidado”, afirmou.

Leia a recomendação na íntegra

Foto: Revista Exame (imagem manipulada para remoção de marca)

Ascom CNS 

registrado em:
Fim do conteúdo da página