Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PEC do orçamento de guerra: recurso da Saúde em 2021 não pode ser menor que em 2020, defende CNS

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

PEC do orçamento de guerra: recurso da Saúde em 2021 não pode ser menor que em 2020, defende CNS

  • Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 13h19
imagem sem descrição.

CNS defende que PL inclua garantias para que os recursos da Saúde em 2021 não sejam menores que os executados em 2020

Por meio de ofício enviado na terça-feira (14/04), ao senador Antonio Anastasia, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) manifestou preocupação com os impactos orçamentários dos recursos para a Saúde em 2021. No documento, o Conselho pediu para que Anastasia, que é o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2020 (conhecida como a PEC do orçamento de guerra), acolha a emenda 46 apresentada ao projeto. A ideia é garantir que os recursos para a saúde em 2021 não sejam menores que os executados em 2020. A votação em primeiro turno do projeto no Senado Federal está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (15/04).

A emenda estabelece que os créditos extraordinários aprovados durante a vigência do Decreto de Calamidade Pública sejam somados ao montante da despesa autorizada em 2020.  Assim, se aprovado o PL, essa soma passará a constituir a nova base de cálculo do mínimo da Saúde do governo federal, atualizada pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“Apesar da demora para executá-lo, o orçamento do Ministério da Saúde foi ampliado, até agora, em pouco mais de R$ 13 bilhões. Diante do déficit histórico de subfinanciamento e das atuais e futuras pressões sobre o sistema de Saúde, não faz sentido que o orçamento de Saúde volte a sofrer os impactos das regras fiscais restritivas, especialmente, a Emenda Constitucional nº 95, de 2016”, detalha a justificativa da proposta apresentada pelo senador Rogério Carvalho. 

Mesmo contrário à PEC 10/2020, que, entre outras medidas, favorece os bancos em detrimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o CNS defende a inclusão da emenda 46 na proposta porque entende que essa será a única oportunidade de garantir que os recursos para a Saúde em 2021 não sejam reduzidos. Isso porque a PEC deve ser a última a ser votada pelo Congresso Nacional durante o estado de calamidade pública. “Sem garantirmos isso, o financiamento do SUS no próximo ano será insuficiente para o atendimento das necessidades decorrentes da pandemia de agora”, explica o presidente do CNS, Fernando Pigatto. 

A PEC do Orçamento de Guerra tramita no Senado Federal após ter sido aprovada na Câmara dos Deputados, no último dia 3. A proposta cria um regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações durante o estado de calamidade pública. Se aprovada, a medida ficará vigente até o final do ano.

Ascom CNS

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

registrado em:
Fim do conteúdo da página