Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS apoia PL que propõe medidas emergenciais para aquisição de alimentos pelo governo

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS apoia PL que propõe medidas emergenciais para aquisição de alimentos pelo governo

  • Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 14h00
imagem sem descrição.

O PL nº 1685/2020 propõe ações no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para reduzir os impactos socioeconômicos da pandemia da Covid-19

Por meio da recomendação nº 25/2020, publicada nesta segunda (20/04), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) defende a aprovação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei (PL) nº 1685/2020. A proposta trata de medidas emergenciais para aquisição de alimentos durante o estado de calamidade. O objetivo é diminuir os impactos socioeconômicos da pandemia do Novo Coronavírus.

Em virtude da necessidade de isolamento social, que tem o intuito de dificultar a disseminação do vírus, segmentos sociais mais vulnerabilizados acabam sofrendo mais impactos. “A Segurança Alimentar e Nutricional é ponto crucial a se ter atenção neste período, pois envolve desde a produção do alimento, sua qualidade e possibilidade de acesso por toda a sociedade”, detalha a justificativa proposta.

O PL tramita na Câmara dos Deputados e está aguardando despacho do presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Maia. Se for aprovado, entre as providências, a proposta autoriza as aquisições de alimentos, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio das modalidades da Compra Direta e Formação de Estoque, que facilitam o acesso. As medidas são válidas durante o estado de calamidade.

Alimentação segura

O PAA é uma política do Ministério da Cidadania dirigida aos agricultores familiares e instituições beneficiadas pela doação de alimentos. O programa integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), sendo uma ação intersetorial dentro do governo que favorece a produção sem agrotóxicos.

Desde o Censo Agropecuário de 2006, sabe-se que a maior parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros e brasileiras são oriundos do modelo de produção da Agricultura Familiar. Uma das grandes vias de acesso, distribuição e comercialização destes alimentos são os mercados institucionais, destacando entre eles o PAA.

Ascom CNS

Foto: Maurício Alexandre/Agência São Luís

registrado em:
Fim do conteúdo da página