Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > STF aceita pedido de ingresso do CNS como colaborador em ações contra teto de gastos

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

STF aceita pedido de ingresso do CNS como colaborador em ações contra teto de gastos

  • Publicado: Quinta, 07 de Maio de 2020, 15h57
imagem sem descrição.

Na decisão, ministra Rosa Weber destaca “amplitude da representatividade” e “efetiva contribuição”  do CNS às ações

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, nesta quarta-feira (06/05), o pedido de ingresso do Conselho Nacional de Saúde (CNS) como amicus curiae (colaborador) em três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) que tramitam na corte contra a Emenda Constitucional (EC) 95.

As ADIs nº 5715, 5658 e 5680, propostas pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Socialismo e Liberdade (Psol), respectivamente, pedem a suspensão e revogação imediata da emenda que impôs o “teto de gastos” e congelou os investimentos em políticas sociais até o ano 2036.

O pedido do CNS para se tornar amicus curiae nas ações diretas de inconstitucionalidade foi realizado dia 20 de abril e deferido pela ministra-relatora, Rosa Weber.

Na decisão, a ministra destaca que “tais requisitos dizem respeito à apreciação acerca da necessidade do ingresso do amicus curiae no processo, a partir da efetiva contribuição que a sua intervenção possa trazer para a solução da lide jurídico-constitucional”.

A amplitude da representatividade do CNS é fundamental para contribuir com o debate técnico e qualificado acerca da Emenda Constitucional 95. As ações que tramitam no STF já utilizam dados do Conselho para subsidiar a justificativa de inconstitucionalidade.

De acordo com a Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS, o prejuízo ao SUS, de 2018 a 2020, já chega a R$ 22,48 bilhões com a implementação da EC 95. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões a menos para os cofres públicos.

A emenda, que já vinha sufocando o Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentando ainda mais o seu desfinanciamento, torna o cenário atual de pandemia do Covid-19 ainda mais grave.

“A luta do Conselho Nacional de Saúde pela revogação da Emenda Constitucional 95 se reforça a cada dia. É muito importante que essas ADIs que estão tramitando no Supremo tenham agora o CNS como amicus curiae, porque podemos subsidiar as ações com elementos técnicos, qualidade e qualificação. Não desistiremos enquanto a emenda constitucional da morte não for revogada”, avisa o presidente do CNS, Fernando Pigatto.

Como último andamento processual, a ministra Rosa Weber encaminhou à secretaria do STF a inclusão do nome do presidente do CNS e respectivos patronos na ação.

Confira a decisão de admissão de amicus curiae

Ascom CNS

Foto: STF

registrado em:
Fim do conteúdo da página