Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para a 3ª turma do curso Participação e Controle Social

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para a 3ª turma do curso Participação e Controle Social

  • Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 12h31
imagem sem descrição.

O curso online inicia em 10/09. É uma iniciativa do CNS e da Controladoria Geral da União, realizado em conjunto com instituições parceiras

Com o objetivo de fortalecer o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da participação da sociedade em temas relacionados à transparência pública, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e instituições parceiras vão promover a 3ª turma do curso de Participação e Controle Social. As aulas iniciam no dia 10 de setembro na modalidade Ensino à Distância (EaD).

O curso é gratuito, direcionado a conselheiros nacionais, estaduais, distritais e municipais de saúde. Para se inscrever é necessário preencher formulário online até o dia 9 de setembro. Cada módulo terá 20h/aula, sendo que o segundo módulo será oferecido para os participantes que obtiverem nota igual ou superior a 60. O tempo para conclusão é de 60 dias.

O curso busca favorecer a atuação conjunta de órgãos de controle, escolas de governo e sociedade civil para a construção permanente de conhecimento técnico, no intuito de promover a capacitação continuada dos conselheiros.

Reconhecido internacionalmente como uma das principais experiências de inovação social da América Latina, o curso é uma iniciativa do CNS, por meio da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin), e da Controladoria Geral da União (CGU).

A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) são as instituições parceiras que apoiam a promoção da integração entre o controle interno e o controle social de políticas públicas no país.

Sobre o Curso

O curso online está estruturado em dois módulos: o básico, que aborda, entre outros temas, a participação e controle social vinculados aos desafios da democracia participativa, acesso à informação, orçamento; e o módulo temático, que aborda as questões de participação e controle social no âmbito do SUS, apresentando o conhecimento técnico necessário para a compreensão do orçamento e do financiamento da Saúde.

Os participantes que obtiverem aprovação mínima de 60% receberão certificado de participação.

Faça a inscrição para o curso de Participação e Controle Social

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página