Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Parecer técnico do CNS aponta impactos no financiamento da Atenção Primária em Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Parecer técnico do CNS aponta impactos no financiamento da Atenção Primária em Saúde

  • Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 16h25

O parecer foi aprovado durante a 64ª Reunião Extraordinária, realizada através de plataforma virtual com conselheiros nacionais de saúde de todas as regiões

O plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou nesta sexta-feira (10/07) o parecer técnico que aponta os impactos no financiamento da Atenção Primária em Saúde (APS), com agravamento diante da pandemia da Covid-19. O parecer foi aprovado durante a 64ª Reunião Extraordinária, realizada através de plataforma virtual com conselheiros nacionais de saúde de todas as regiões.

O documento destaca a urgência da revogação da Portaria nº 2.979, que estabeleceu o Programa Previne Brasil e instituiu um novo modelo de financiamento de custeio da APS. Publicada em novembro de 2019, a portaria modificou por completo os critérios para repasse de recursos federais aos municípios brasileiros, condicionando a necessidade de cadastro da população para que o incentivo financeiro fosse repassado.

Com a mudança, os municípios teriam os primeiros quatro meses de 2020 para que as Equipes de Saúde da Família (ESF) realizassem este cadastro, porém o próprio Ministério da Saúde reconheceu que este tempo não é adequado, diante da situação de emergência em saúde pública instalada no país, e ampliou o prazo até junho de 2020.

Para os integrantes da Câmara Técnica de Atenção Básica (Ctab) do CNS “esse pequeno prolongamento do prazo é muito tímido diante das perspectivas de duração da pandemia e inadequado pelas diferentes especificidades da evolução da pandemia em cada município brasileiro”. A informação consta no Parecer Técnico nº 161/2020 elaborado pela Ctab para subsidiar o CNS no debate sobre Assistência Primária em Saúde em contexto de pandemia.

O documento destaca que o financiamento adequado às equipes está entre as principais estratégias de combate a Covid-19, uma vez que a política está focada no território, no trabalho de equipe multidisciplinar, na orientação comunitária e na clínica ampliada. A atenção primária possui “capilaridade suficiente para potencializar resultados relacionados à promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidados individuais, apoiando e executando medidas sanitárias adequadas ao enfrentamento da epidemia”.

Dados

Segundo levantamento realizado pela câmara técnica, a Atenção Primária em Saúde no Brasil é composta por uma rede de 47.725 Equipes de Saúde da Família (ESF), distribuídas em 42,8 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS), em todo o território nacional, com cobertura para aproximadamente 65% da população brasileira, em especial para as parcelas com menor renda.

Considerando os níveis atuais de testagem da população brasileira, cerca de 85% dos casos suspeitos da Covid-19 apresentam manifestações clínicas leves e, portanto, com condições de serem identificadas e assistidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, estas equipes possuem 286.115 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para visitar domicílios, dialogar com a população e fortalecer as medidas preventivas, como orientações gerais para o distanciamento social, lavagem de mãos, uso de máscaras protetoras, etiqueta respiratória e cuidados para evitar as aglomerações.

Falta de transparência

A falta de transparência quanto aos dados da pandemia, em seu território, tem levado o Brasil a apresentar um quadro crescente de subnotificação. As projeções da evolução da doença apontam também para a possibilidade de 240 mil a 1,2 milhão de mortes, considerando a taxa de letalidade na China e uma taxa de infeção geral da população variando de 10% a 50% da população brasileira.

Em dezembro, o plenário do CNS já havia recomendado ao Ministério da Saúde a revogação da portaria, o que se agrava diante da iminente possibilidade de colapso do Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da pandemia da Covid-19, que nesta quinta-feira (9/07) totalizou 1.760.398 casos confirmados e mais de 69 mil mortes no Brasil.

Confira o Parecer Técnico nº 161/2020

Ascom CNS

Foto: Diário de Petrópolis

registrado em:
Fim do conteúdo da página